Cuiabá, 11 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
11 de Setembro de 2026

25 de Fevereiro de 2022, 14h:20 - A | A

GERAL / 'FERIADO' PROLONGADO

Carnaval: Confira o que abre e o que fecha nos próximos dias

Baseado na decisão das prefeituras sobre manter ponto facultativo, o comércio deve funcionar normalmente

THALITA QUEIROZ
DA REDAÇÃO



O Carnaval está chegando e muitos trabalhadores terão alguns dias de folga na próxima semana. A partir desse sábado (26) até a manhã da Quarta-feira de Cinzas (2), a rotina muda. Órgãos públicos, comércio, shopping, agências bancárias, terão horário diferenciado. Confira abaixo como vai ser, o que abre e o que fecha, e se programe.

Cuiabá

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Após o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciar que continua vigente o Decreto Municipal nº 8.888/21, assinado em 22 de dezembro de 2021, que classifica o período de Carnaval - do dia 28 de fevereiro até o dia 2 de março - como ponto facultativo, os órgãos públicos municipais fecharão as portas. O expediente volta ao normal apenas na quarta-feira (2), às 13h. A medida não se aplica a serviços essenciais, como segurança, UPAs e hospitais municipais (Pronto-Socorro [referência à covid], São Benedito e HMC).

Comércio

O comércio deverá funcionar normalmente durante esses dias. Como o Carnaval não se trata de um feriado, apenas de ponto facultativo, cada empresário pode escolher se abre as portas ou não nos próximos dias.

Governo do Estado

O Governo do Estado também entra no Decreto e estabelece os dias como ponto facultativo, sem o comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Bancos

Os bancos, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), estarão fechados na segunda (28/02), terça (01/03) e voltam a funcionar a partir das 11h de Quarta-feira de Cinzas. 

Shoppings Centers

Já os Shoppings da capital abrirão todos os dias nos horários normais, ou seja, das 10 às 22h, com exceção do domingo, onde o funcionamento é das 11h às 22h para a praça de alimentação, lazer e cinema e das 14h às 20h para as lojas.

Ganha Tempo

As unidades do Ganha Tempo não funcionarão na segunda e na terça-feira. Os postos localizados na Praça Ipiranga, nos bairros Cristo Rei e CPA 1, e as unidades no interior do Estado retomam o atendimento na próxima quarta-feira, às 8h. O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também segue o mesmo padrão de funcionamento.

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estarão fechados o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Estadual.

A Central Estadual de Regulação, a Central Estadual de Transplante e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionarão em regime de plantão. A rede hospitalar do Estado e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalharão normalmente.

Segurança

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), operam normalmente, seguindo escala de plantão, os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar (PMMT), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), este último com as atividades do Instituto Médico Legal (IML), Criminalística e Identificação.

Já a Polícia Judiciária Civil (PJC) informa que em Cuiabá as unidades da Central de Flagrantes, do Bairro Verdão; a Central de Ocorrências, da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha); e a Central de Flagrantes, no Bairro Parque do Lago em Várzea Grande vão centralizar os procedimentos de lavratura de Boletins de Ocorrências.

A PJC reforça à população que para as ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Olliveira, s/n, no bairro Planalto.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs) trabalharão sob regime de sobreaviso, com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizará o atendimento mediante atuação dos delegados, escrivães e investigadores plantonistas. A Delegacia de Delitos de Trânsito trabalhará com equipe de plantão para atendimento de acidentes de trânsito com vítima e a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para registro de ocorrências.

Já para registro de boletins de crimes como furto simples, extravio de documentos, injúria, ameaça, calúnia e desaparecimento de pessoas, e o pré-registro de crimes de outras naturezas, os cidadãos podem acessar o site da Delegacia Virtual e registrar a ocorrência.

Comente esta notícia