facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
15 de Setembro de 2025

25 de Outubro de 2016, 18h:50 - A | A

GERAL / PIVÔ DE DENÚNCIA

Caramuru emite nota confirmando participação em Prodeic em MT

Na nota a empresa diz sobre seu ramo de atuação e também que irá se pronunciar somente após as eleições municipais para não prejudicar nenhum dos candidatos

DA REDAÇÃO



A empresa Caramuru Alimentos S.A., pivô de acusações por parte do candidato à Prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) de ser responsável pelo pagamento de propina para ser enquadrada no sistema de incentivos fiscais do Estado, emitiu nota informando algumas ações dela com as unidades envolvidas.

A empresa confirma que fez parte do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) em 2014, época em que, segundo Wilson, teria sido efetuado o pagamento de R$ 4 milhões para a cunhada do candidato Emanuel Pinheiro (PMDB), Bárbara Pinheiro e o irmão do peemedebista, seu marido, Marco Pólo Pinheiro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na nota a empresa, no entanto, não detalha os procedimentos que adotou para conseguir o beneficio e afirma que “foram contratadas em 2014 com o Governo do Estado do Mato Grosso dentro da legislação da época, inclusive com a aprovação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial - CEDEM, conselho composto por representantes de diversos seguimentos da sociedade e do poder público”.

A Caramuru se comprometeu a detalhar todo o procedimento somente após as eleições para não prejudicar e nem beneficiar qualquer um dos dois candidatos.

Confira na íntegra a nota:

Com relação à denúncia de um dos candidatos a prefeito de Cuiabá-MT, no dia 18 de outubro, em debate promovido pela TV Record, prestamos os seguintes esclarecimentos:

- A Caramuru, com 52 anos de atividades, é a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, com dedicação à armazenagem e industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo, lecitina, proteína concentrada de soja (SPC) e, à produção de biodiesel. É destaque na logística de movimentação de produtos do “complexo soja”, com fortes investimentos no Porto de Santos, em ferrovias e na Hidrovia Tietê-Paraná, propiciando a utilização de transportes intermodais.

- No Mato Grosso, a Caramuru fez fortes investimentos no Vale do Araguaia e em Sorriso, ampliando suas operações de soja. A unidade industrial de Sorriso tem capacidade de processar 1.200 t/dia de esmagamento de soja, e 230.000 t/ano de Proteína Concentrada de Soja(SPC), tornando-se a primeira indústria do Estado deste produto de alto valor agregado.

- As operações de PRODEIC para soja beneficiada das nossas três unidades do Vale do Araguaia (Água Boa – Canarana – Querência) foram contratadas em 2014 com o Governo do Estado do Mato Grosso dentro da legislação da época, inclusive com a aprovação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial - CEDEM, conselho composto por representantes de diversos seguimentos da sociedade e do poder público.

- Assim, no sentido de não favorecer um candidato em detrimento de outro e, em respeito ao eleitor local, já que o tema levantado não se refere a Cuiabá, a empresa definiu que somente irá pronunciar sobre o tema, com detalhes, após as eleições, quando faremos os devidos esclarecimentos dos fatos, apresentando a versão da Caramuru Alimentos, empesa que se pauta por seu Código de Ética, princípios e valores sólidos.

Comente esta notícia