facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

12 de Setembro de 2018, 09h:40 - A | A

GERAL / DESERTO CUIABANO

Capital entra em emergência; umidade do ar chega a 10% e fumaça cobre cidade

A capital deve ter temperatura na casa dos 40 graus nesta quarta e umidade relativa do ar abaixo de 12%, equivalente ao Deserto do Saara

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Uma camada de nuvem de fumaça cobriu o céu de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (12). Com temperatura alta e baixa umidade do ar, a Capital tem registrado clima semelhante ao de deserto. A situação é de emergência.

Segundo a Defesa Civil de Cuiabá, terça-feira (11) foi o dia mais quente e mais seco registrado no ano. Com máxima de 40,5 graus e umidade a 10%, equivalente ao Deserto do Saara. O percentual não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à saúde humana, que considera ideal acima de 60%.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A fumaça registada nesta manhã é resultado de incêndios que aconteceram em áreas no entorno da região metropolitana, como o incêndio que começou no último sábado (08) em uma mata de proteção ambiental, próxima à região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queimada já devastou cerca de 3.700 hectares próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Além disso, os bombeiros combatem incêndio na região do Morro de Santo Antônio.

Na Capital, um incêndio de grande proporção destruiu uma casa histórica que fica ao lado da Igreja do Rosário e São Benedito, no Centro de Cuiabá, na noite de terça. 

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima prevista para esta quarta-feira (12) é de 40 graus com umidade abaixo de 12%. 

O calor intenso deve continuar na quinta-feira (13) com máxima na casa dos 40 graus. A partir da sexta, o clima pode melhorar por causa das chuvas que começam a cair em pontos diversos de MT.

Cuidados

Devido ao clima seco com e temperatura elevada, o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer recomenda que a população beba muita água, evite exercícios físicos entre 10h às 16h, período de maior intensidade dos raios solares e exposição aos raios solares.

 

Leia mais

Casa pega fogo ao lado da Igreja de São Benedito no Centro Histórico de Cuiabá

Incêndio destrói 3,7 mil hectares de mata e ameaça Parque Nacional de Chapada

Semana será de muito calor e tempo seco; termômetros registram 41 graus

Comente esta notícia