facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Maio de 2025
28 de Maio de 2025

22 de Outubro de 2023, 08h:00 - A | A

GERAL / CAUSA ANIMAL

Câmara discute implantação de cemitérios para cães e gatos em Cuiabá

Ideia é evitar o descarte de corpos em rios e córregos

RAFAEL COSTA
DO REPÓRTERMT



Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Cuiabá prevê a destinação de 10% dos espaços de cemitérios públicos para sepultamento de cães e gatos. A propositura é de autoria do vereador Sargento Vidal (MDB) e defendido na quarta-feira (18) durante sessão da Comissão de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo e Causa Animal.

Defensor da causa animal, o parlamentar afirmou que o projeto vai além de servir apenas como alento aos populares que não tem como sepultar seus animais de estimação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"O Cemitério Público para Pets será muito mais que um espaço digno ao descanso daqueles que compartilharam anos de amor e lealdade com nossas vidas. Afinal, muitas pessoas por mais que amem seus bichinhos, e por mais que queiram, não tem recursos para enterrá-los e a única forma acaba sendo o descarte irregular em córregos, rios entre outros espaços públicos, o que além de ilegal causa um dano irreparável à sociedade e ao meio ambiente", declarou.

O vereador Kássio Coelho (Patriota) destacou a importância do projeto de lei para o meio ambiente.

"Em todas as vistorias que realizamos nos bolsões de lixo, incluindo córregos, nascentes de rios e áreas de APP (Área de Preservação Permanente) encontramos sempre muitos animais jogados. Então, quero parabenizar o vereador, enfatizar meu apoio e destacar que o Cemitério Público para Pets é necessário para sanar um dano que há muitos anos vem sendo recorrente ao meio ambiente", pontuou.

O projeto de lei precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para, posteriormente, ser encaminhado ao plenário para votação.

Comente esta notícia

ALFREDO CARVALHO 22/10/2023

Eu diria que um crematório seria muito mais oportuno até mesmo em relação ao meio ambiente. Proporcionando ao tutor levar a urna pra sua casa.

positivo
0
negativo
0

1 comentários