facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

13 de Março de 2024, 19h:45 - A | A

GERAL / DADOS DE MT

Após explosão de casos de covid-19 em fevereiro, contágio apresenta queda em março

Número de casos ultrapassou a casa dos 14 mil em fevereiro. Em março, só foram registrados 1.431 casos.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Após um considerável aumento no número de casos de covid-19, registrado nas primeiras semanas do ano em Mato Grosso, o contágio pela doença parece estar caindo. Pelo menos é o que demonstra o Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Em 2024, foram registrados 24.777 casos da doença até esta quarta-feira (13). Houve um aumento expressivo de casos entre o fim de janeiro e meados de fevereiro. O ápice dessa onda foi em fevereiro, quando em um único dia foram registrados 744 casos da doença.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Painel Covid

indice covid entrevista ses-mt 2024

Dados referentes ao ano de 2024

Em comparação com o mesmo período do ano passado, percebe-se que a situação realmente foi preocupante este ano. Os dados demonstram que entre janeiro e as duas primeiras semanas de março de 2023, foram registrados 9.269 casos da doença.

Painel Covid

Covid dados 2023

Dados referentes ao ano de 2023.

Em fevereiro, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), disse ao RepórterMT que a pasta esperava mesmo um aumento no número de casos em razão das festividades de Carnaval.

“Identificamos, sim, que a partir do final de dezembro tivemos esse aumento de casos. E isso se dá, sim, em relação às festas de final de ano, o momento onde a população está mais aglomerada, mais concentrada. Isso é o ambiente propício para que o vírus possa ir aumentar sua transmissão e com isso a gente identificar mais casos”, explicou à época.

“Esse crescente vem se dando desde então e nós entendemos que ainda enfrentaremos algumas semanas de alta do vírus, exatamente porque ainda teremos festividades, estamos bem próximos aí do Carnaval. São situações que dão ao vírus possibilidade de aumentar a sua transmissão”, acrescentou.

Em todo o mês de fevereiro de 2024 foram registrados 14.026 casos da doença, além de 25 mortes em todo o estado. Em março, que só teve duas semanas, foram registrados apenas 1.431 casos e uma única morte.

Comente esta notícia