JOÃO AGUIAR
DA REDAÇÃO
Uma grande polêmica se criou ao longo dos anos entre moradores de Cuiabá e Várzea Grande. A quem pertence o Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Sempre que há uma postagem sobre o terminal, surgem vários memes e brincadeiras sobre o assunto. Mas afinal, de quem o local?
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com historiadores, o Aeroporto Marechal Rondon é de Cuiabá. O professor Anibal Alencastro explicou ao o que aconteceu na construção do terminal, na década de 50.
Leia também
Chuva forte cancela e atrasa voos no Aeroporto Marechal Rondon neste sábado
“Cuiabá já tinha um aeroporto na época. Ficava onde atualmente é a Vila Militar (ou Circulo Militar), mas era de pequeno porte. Eles precisavam de um espaço grande para construir um maior por conta do crescimento da demanda e o Governo de Mato Grosso, à época, doou o terreno em Várzea Grande, já que possuía as melhores condições”, explica.
O terreno foi entregue para a construção do terminal aéreo no ano de 1949. A pista de pousos foi inaugurada em 1956 e o terminal funcionou ainda com as obras até o ano de 1964, quando ficou pronto.
Anibal explica que a construção do aeroporto foi na mesma época da construção da Avenida da FEB.
“Um acabou completando o outro. Foi uma rápida saída do aeroporto para Cuiabá”, conta.
Com o passar dos anos, a história foi sendo “esquecida”, e as brincadeiras tomaram conta das discussões entre amigos e nas redes sociais.
Em 2019, a então prefeita do município, Lucimar Campos (DEM), aprovou uma lei na Câmara Municipal que obriga companhias aéreas comerciais a mencionarem que o Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande.
Mesmo com a determinação, passageiros relatam que continuam ouvindo “estamos chegando em Cuiabá”, ou “estamos chegando ao aeroporto de Cuiabá”.
Não adianta discutir, o Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande, mas é de Cuiabá.
Bruno Luiz 21/11/2021
Acredito que o maior erro da classe política em Mato Grosso foi ter construído um aeroporto em Várzea Grande e desmontado o de Cuiabá! Hoje Cuiabá teria 2 aeroportos como em Belo Horizonte e São Paulo, isso seria ótimo para a economia, turismo e parar com essa partenidade desnecessária.
Gilston 20/11/2021
Em todos os painéis dos aeroportos em todo o mundo ta escrito Cuiabá.E a verdade é uma só se falar Várzea grande em São Paulo por exemplo ninguém sabe em que estado fica em primeiro plano. O aero porto é nosso é de Cuiabá, se vareza Grande quiser que construo lá pras banda do trevo do largado por este aqui é nosso é de Cuiabá.
2 comentários