DO REPÓRTERMT
O uso descontrolado de Inteligência Artificial (IA) em atividades acadêmicas tem levado estudantes à reprovação em faculdades. A facilidade de recorrer a ferramentas como ChatGPT e Gemini tem feito com que muitos alunos substituam o próprio raciocínio pelo simples “copiar e colar”, segundo alerta a professora de pós-graduação e especialista em IA, Tuanny Postal.
“Eu dou aula de pós-graduação e vejo alunos que fazem só Ctrl+C e Ctrl+V e, no meio da tarefa, aparecem coisas que não foram o que eu solicitei na atividade. Cabe à instituição e à política do professor aplicar as medidas cabíveis. Nesse ponto, pode sim reprovar um aluno, porque ele não vai alcançar a nota necessária”, explica.
Tuanny afirma que já existem sistemas criados pela própria Inteligência Artificial capazes de identificar se um texto foi escrito por um humano ou por um gerador automático. Essas ferramentas estão sendo adotadas em universidades para ajudar professores a detectar o uso indevido da IA e coibir práticas que comprometem o aprendizado.
Entenda:
Saiba mais:













