LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT
Os dedos das mãos nunca foram tão utilizados como agora, a "era dos smartphones". E, como já era de se esperar, a tecnologia resolveu alguns problemas, porém, gerou outros. Ortopedista especialista em mãos e microcirurgias, Jhone Pereira orienta sobre a importância de ter equilíbrio no uso dos celulares.
Embora possa parecer estranho no início, o revezamento dos dedos para digitar as mensagens durante o dia a dia pode ser uma forma de evitar a inflamação em tendões e ligamentos, causando dores, pelo excesso de movimento repetitivo.
O médico diz que esse processo inflamatório é chamado de tenossinovite de De Quervain. Segurar o celular apoiado na base do quinto dedo também pode causar lesões, pois força a região do tendão extensor.
Dr. Jhone Pereira é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (sbcmcirurgiadamao), professor de ortopedia e cirurgia da mão, no Hospital Geral de Cuiabá
Sobre a SBOT
A SBOT é uma associação nacional de especialidade médica, unidade conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB), responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia. A SBOT promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, além de prover condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.
Confira a entrevista e veja como prevenir.
Veja a entrevista: