LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT
O secretário de Educação do estado, Alan Porto afirmou, em entrevista ao RepórterMT, que a meta do Governo de Mato Grosso é ampliar as unidades de escolas militares para 60 unidades, nos próximos quatro anos de gestão e ter implantadas 80 escolas com ensino integral.
Ele falou sobre o diferencial das capacidades de gestão da escola militar, porém ressaltou que o grande desafio é trazer "equidade" para que a educação estadual atinja bons níveis em todas as modalidades de ensino.
Os resultados do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados em setembro, mostraram o desempenho das escolas de todo o País. Em Mato Grosso, entre as 10 escolas mais bem avaliadas do ensino fundamental, sete são militares e três de período integral; em relação ao ensino médio, entre as 10 escolas melhores avaliadas, cinco eram militares e outras cinco de período integral.
"Eu falo que o diferencial das escolas militares é a gestão daquela unidade. São alguns valores de ética, respeito e responsabilidade", definiu.
O objetivo principal, agora, é fazer com que o nível de educação aprimorado em toda a rede pública. Para isso, a secretaria está criando uma cultura do acompanhamento do plano de ensino.
Veja o vídeo:
Veja a entrevista: