DA REDAÇÃO
A Assembleia Legislativa oficializou a prorrogação do Concurso Público por um ano. O edital que estendeu o prazo de validade do certame foi publicado no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (10).
De acordo com a publicação assinada pelo presidente, Guilherme Maluf (PSDB), e pelo primeiro-secretário, Ondanir Bortolini, Nininho (PR), a Assembleia Legislativa resolve “prorrogar, por um ano, a contar da data de publicação do presente Edital de Prorrogação, o prazo de validade do Concurso Público atinente ao Edital nº 2, de 26 de setembro de 2013, homologado em 16 de abril de 2014, consoante publicação no Diário Oficial do Estado nº 26273, de 16 de abril de 2014”. A validade do certame que venceria no próximo mês, agora foi estendido para março de 2016.
141 aprovados já foram chamados e 31 do cadastro de reserva também tomaram posse. Também tramita na Casa de Leis, projeto do deputado Emanuel Pinheiro (PR) solicitando a prorrogação do concurso por mais um ano. Atualmente, 172 estão no cadastro de reserva, sendo 80 pessoas para o nível médio e 92 para o superior, em diversas áreas.
Maurilio Mederix 10/03/2015
Apesar da prorrogação do Concurso da Assembléia, configurar-se como uma atitude correta tomada pela Mesa Diretora, trata-se nada mais do que a tarefa de casa sendo feita. Não precisa fogos, tampouco grandes comemorações. Quem ganha são os cofres públicos que economizam evitando novo certame. Por incrível que pareça, ainda falta discernimento de algumas pessoas que defendem a permanência de um número exorbitante de comissionados na AL MT. O fato de serem pais de familia não justifica o compadrio, o clientelismo, o apadrinhamento, ou seja, a prática imoral do empreguismo. A constituição de 88, além de romper com os absurdos da ditadura militar, procura extirpar esse tipo de privilégio que traz lesões ao erário em variados matizes. O princípio CONSTITUCIONAL do Concurso Público instrumentaliza a máxima da plena igualdade de oportunidade e ampla acessibilidade. Nem é mais uma questão de mimimi: trata-se de questão legal e ponto. CONVOCAR OS APROVADOS NO CONCURSO SIM, SERIA UMA INICIATIVA MORALIZANTE VOLTADA PARA UMA REESTRUTURAÇÃO ÉTICA DO QUADRO FUNCIONAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
1 comentários