facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Setembro de 2018, 08h:00 - A | A

PAPO RETO / UM ANO DEPOIS

Antonio Joaquim pede que STF revogue afastamento do TCE por excesso de prazo

DA REDAÇÃO



Após um ano do afastamento do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a defesa de Antonio Joaquim pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da medida. Em nota, afirma que o pedido foi encaminhado na quarta-feira (19), ao ministro Luiz Fux.

No dia 14 de setembro de 2017, o STF determinou o afastamento de Antonio Joaquim e de outros quatro conselheiros que foram citados na delação do ex-governador Silval Barbosa. A ação desencadeou a Operação Malebolge.

De acordo com Silval, os conselheiros teriam exigido dinheiro para não prejudicar o andamento das obras da Copa do Mundo e do programa MT Integrado.

Segundo a defesa de Joaquim, a medida imposta há mais de um ano já ultrapassa o prazo excessivo e que não existem condições necessárias para o afastamento seja mantido.

Além disso, sustenta que o ministro Luiz Fuz não manifestou sobre o prazo que os conselheiros deveriam ficar afastados e que a medida fere o princípio da não-culpabilidade.

Acrescentam que a Procuradoria Geral da República (PGR) não ofereceu denúncia “o que demonstra que não foram amealhados quaisquer elementos de prova capazes de corroborar o quanto deduzido nas suspeitas iniciais”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia