Cuiabá, 15 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
15 de Setembro de 2026

17 de Maio de 2021, 10h:48 - A | A

CORONAVÍRUS / COM HIPERTENSÃO

Emanuel cancela própria vacinação contra a covid: "Tenho comorbidade leve"

Vacinação do prefeito ocorreria nesta segunda-feira, mas ele cancelou alegando que não tem quadro grave de hipertensão e irá aguardar a vez dele, conforme o indicado pelo Ministério da Saúde

Davi Valle / Secom

Prefeito Emanuel Pinheiro tem hipertensão

Prefeito Emanuel Pinheiro tem hipertensão

SILVIA DEVAUX
DA REPORTAGEM



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) cancelou a própria vacinação contra a covid, que sreia realizada na manhã desta segunda-feira (17). À imprensa ele justificou que o quadro de hipertensão que possuí é considerado leve, portanto irá aguardar sua vez, conforme definição do Ministério da Saúde.

"A minha hipertensão é considerada leve. Ela não é hipertensão seguida de dois ou três medicamenetos. Eu só tomo um desde os 28 anos. Ou seja, o prefeito é saudável. Medidante isso eu não posso tomar e não sou eu que vou promover o fura fila em Cuiabá. Eu vou esperar minha vez", comentou.

Em Cuiabá está liberada a vacinação para portadores de comorbidades como hipertensão, cardíacos, pacientes em tratamento renal, transplantados, etc.

Emanuel ainda pontuou que no entendimento dele, os governantes executivos, como prefeitos, governadores e presidente da República deveriam ser vacinados para além de dar o exemplo à população, evitarem o contágio já que são muito expostos.

Lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

Doenças Cardiovasculares
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida
Cirrose hepática

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

 

Comente esta notícia

Nilson Ribeiro 17/05/2021

SOU PAI DE UM FILHO "PcD" e gostaria de saber o seguinte: QUANDO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE TERÃO O DIEEITO DE RECEBER O IMUNIZANTE????

positivo
0
negativo
0

1 comentários