facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

16 de Novembro de 2021, 14h:15 - A | A

CORONAVÍRUS / PANDEMIA EM QUEDA

Cuiabá fica seis dias consecutivos sem mortes por covid-19

Neste mês, foram registrados quatro óbitos e, conforme a Vigilância em Saúde de Cuiabá, a média móvel de mortes (que considera os últimos 14 dias), está em 0,29.

DA REDAÇÃO



Pela primeira vez na pandemia, desde maio do ano passado, Cuiabá teve seis dias consecutivos sem registro de mortes por covid-19, entre os dias 9 e 14 de novembro.

Nesta segunda-feira (15), um óbito foi registrado, chegando a 3.539 mortes de residentes no total, sendo o quarto caso de paciente que perdeu a batalha para o coronavírus no mês de novembro de 2021. Por outro lado, a média de mortes tem diminuído e já é menor que a registrada em outubro passado - mês de 2021 que teve o menor número de mortes por covid-19: 31 óbitos, ou seja, média de uma morte por dia.

Neste mês, foram registrados quatro óbitos e, conforme a Vigilância em Saúde de Cuiabá, a média móvel de mortes (que considera os últimos 14 dias), está em 0,29.

A média móvel de novos casos de covid-19 em Cuiabá também vem mantendo a tendência de queda em novembro, que começou com média de 51,5 e, neste dia 15, estava em 43,57. O número de pacientes internados com a doença na segunda-feira (15) era de 72 pessoas, sendo 28 da capital e 44 de outros municípios. Desse total, 20 estavam em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que demonstra que os casos graves são minoria entre os infectados.

Além disso, dos 72 pacientes internados, 26 encontram-se no Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), ou seja, mais de 1/3 da demanda por leitos está sendo absorvida pela rede municipal de saúde de Cuiabá, sendo que 20 ocupam leitos de enfermaria (17 adultos e 3 crianças) e seis estão na UTI (5 adultos e uma criança).

Apesar dos números que trazem esperança de dias melhores para os cuiabanos, a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, pondera que a pandemia ainda não acabou e que isso somente vai acontecer quando toda a comunidade global estiver imunizada em cerca de 80%. “A covid-19 é uma doença cujos primeiros casos surgiram na China, no finalzinho de 2019, rapidamente se espalhou para a Europa, América e demais continentes. Em quatro meses de surgimento, ela já estava causando mortes entre nós cuiabanos e, até hoje, ainda estamos nessa batalha que só vem sendo controlada graças à vacinação em massa. Ultimamente, novas ondas de contaminação e picos de casos e mortes estão ocorrendo em diversos países e a nossa preocupação é de que isso se espalhe novamente com a chegada do período festivo. Por isso precisamos que todos estejam conscientes e tomando as medidas de prevenção, que são a vacina, o distanciamento social, a higienização constante das mãos e uso de máscara”, alerta.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Comente esta notícia