ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
A nova tarifa do transporte público de Cuiabá já está valendo desde a 0h desta quinta-feira (19). Agora, os usuários vão pagar R$2,60 para utilizar os ônibus e microonibus para viagens municipais. A decisão de reduzir o valor foi tomada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) e aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte.
O novo valor da passagem foi estabelecido após um estudo realizado com base na tabela do cálculo tarifário, que levava em conta a contratação de 623 cobradores, no entanto, a função foi extinta do transporte coletivo em 2012, e mesmo assim foi utilizado como base de cálculo.
Autor da denúncia ao Ministério Público, o vereador Dilemário Alencar (PTB), relatou os prontos que foram preponderantes para comprovar a irregularidade.
O parlamentar vai solicitar que o valor seja ‘devolvido’ para os usuários que foram lesados, segundo Dilemário, em quase R$16 milhões. O valor, no entanto, não foi confirmado pela Prefeitura de Cuiabá.
Dilemário vai solicitar que a devolução seja feita por meio de redução no valor da tarifa, melhorias nos ônibus ou até mesmo em forma de espécie para a população.