facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024

18 de Agosto de 2013, 19h:26 - A | A

CIDADES / 3 MORTES CONFIRMADAS

MT registra 105 casos da gripe suína, mesmo com vacina à disposição

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A, que é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína

ALINE FRANCISCO



Somente no estado de Mato Grosso, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 105 casos de gripe, dos quais, 7 são positivos para Influenza A H1N1, 5 casos de Influenza B, 3 casos de Influenza A H3N2, 1 caso inconclusivo, 42 casos descartados e 37 casos em investigação. Três pessoas já morreram em decorrência da doença , sendo dois em Cuiabá (01 caso por H1N1 e 01 por influenza B) e um em Sorriso por H1N1.

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A, que é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína. Mesmo antes da doença se manifestar, no período de três a cinco dias, a doença já pode ser transmitida. A transmissão é feita pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Em Mato Grosso, a doença foi detectada nos municípios de Cuiabá, Campo Verde, Primavera do Leste e Sorriso. No ano de 2012, no mesmo período, foram notificados 137 casos notificados, sendo 21 positivos e 03 óbitos confirmados.

A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente em postos de saúde para idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mães de bebês de até 45 dias, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos. Já na rede particular a imunização custa R$69, tanto para adulto quanto para criança. 

QUAIS OS SINTOMAS - Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. A pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. 

COMO PREVENIR - Medidas simples de higiene pessoal são ações fundamentais para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

É aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas) ; evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias. A ingestão abundante de líquidos ajuda na cura.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE:

Morte de jornalista da TVCA alerta para os perigos da doença

 

Comente esta notícia