LAÍS FERREIRA
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Indep) com base nas informações do Censo Escolar 2011 divulgou essa semana o índice de reprovação do ensino médio, tanto na rede pública quanto privada. MT é um dos campeões. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais mostram que entre os estados onde há um grande índice de reprovação no ensino médio encontra-se Mato Grosso, o índice total é de 18,2%. Na rede pública o índice foi de 19,5% já na rede particular a taxa de reprovação escolar foi de 4,7%.
Além do Estado de Mato Grosso, também houve registros expressivos no Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%), Distrito Federal (18,5%) e Espírito Santo ( 18,4%).
Em contrapartida houve uma redução na taxa de reprovação no ensino fundamental, em Mato Grosso o índice total foi de 3,6% sendo registrada na rede pública a taxa de 3,8% e na rede particular o índice foi de 2,1%. Em outros estados como Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás também houve redução no índice.
Em Santa Catarina a taxa registrada foi de 4,4%, em São Paulo o índice foi de 4,9%%, Minas Gerais foi 7,3% e em Goiás o índice total de reprovação no ensino fundamental registrado foi de 7,6%.
“Para reduzirmos esses números é também essencial a participação dos pais nas escolas. Dessa forma, é implantado nas instituições de ensino o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), onde há representantes de pais de alunos”, disse o integrante de coordenação de ensino médio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Marcos Amado.
Ainda de acordo com informações da Secretaria Estadual da Educação há um total de 454 escolas do ensino médio, onde estão inscritos 137.412 estudantes. No ensino fundamental estão matriculados 230 mil estudantes espalhados pelas 450 escolas do Estado.
Em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010. Esse é o pior índice desde 1999, primeiro ano com dados disponíveis no site do Inep.
A Seduc não soube elencar os fatores responsáveis pela reprovação escolar.
Mariah 18/05/2012
É fácil descobrir as causas de reprovação no Ensino Médio e o aumento da aprovação no Ensino Fundamental: o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. Não há reprovação, os alunos sabem disso e não desenvolvem o hábito de estudar e nem sabem da importância do estudo para suas vidas. Os pais??? não estão nem ai. A grande maioria nunca foi à escola para saber como estão indo seus filhos. E a educação em geral deixa a desejar, principalmente quanto ao salário dos professores, que é uma vergonha!
1 comentários