facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
12 de Outubro de 2024

10 de Junho de 2014, 11h:29 - A | A

CIDADES / EFEITO COPA

Governo chileno traz a Cuiabá diversas atrações culturais

Através das fotografias que os repórteres da época nos brindaram, e que hoje fazem parte das mais valiosas coleções do jornal “El Mercurio”, da Biblioteca Nacional e da Corporação Gol Iluminado, que são presididos por Elias Figueroa poderão ser conferida

DA REDAÇÃO



O Governo chileno traz a Cuiabá três grandes atrações gratuitas. Uma exposição de fotos intitulada “Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol”, que pode ser conferida de 9 a 14 de junho, no Piso 1 do Pantanal Shopping, e que resgata parte da memória no encontro em 30 de maio de 1962, no Estádio Nacional de Santiago, início do VII Campeonato Mundial de Futebol no qual o Brasil saiu vencedor, e que é desde então um marco indiscutível não só no âmbito futebolístico, como também na história social do Chile.

Através das fotografias que os repórteres da época nos brindaram, e que hoje fazem parte das mais valiosas coleções do jornal “El Mercurio”, da Biblioteca Nacional e da Corporação Gol Iluminado, que são presididos por Elias Figueroa poderão ser conferidas de perto pelos cuiabanos e turistas que já estiverem na capital. 

O concerto do grupo ‘Os Três’, uma reconhecida banda musical chilena, formada em 1987 na cidade de Concepción e, desde os anos 90, um dos grupos mais prestigiosos de América Latina. Possui uma dúzia de álbuns oficiais e várias colaborações com outros músicos latinos, como o Café Tacuba, Fito Páez, e chilenos, como Lalo Parra, Buddy Richard e Illapu, entre outros. As apresentações acontecerão no Cine Teatro de Cuiabá, nesta terça e quarta-feira (10 e 11.06), às 20 horas, com entrada gratuita. Para retirar os ingressos basta buscar na bilheteria do Cine Teatro uma hora antes do evento.

Para os amantes do futebol, outra atração promovida pelos chilenos na capital mato-grossense será a exibição do documentário ‘O sonho de todos. O filme’, que será exibido gratuitamente numa das salas de cinema do Shopping Pantanal, também em Cuiabá. Os interessados em assistir o filme também devem retirar os ingressos uma hora antes da sessão, às 19h desta terça e quarta-feira (10 e 11.06). 

Exposição ‘Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol’ 

Em 30 de maio de 1962, no Estádio Nacional de Santiago, foi dado início ao VII Campeonato Mundial de Futebol. O encontro, no qual o Brasil saiu vencedor, é desde então um marco indiscutível não só no âmbito futebolístico, como também na história social do Chile. Não era o país mais preparado, em termos de infraestrutura, para realizar um evento tão grandioso, e além do mais, um par de anos antes, foi golpeado por um dos mais inclementes terremotos já registrados pela humanidade.

Contudo, o entusiasmo da torcida e a adequada atuação das autoridades, permitiram desenvolver, nas cidades de Santiago, Viña del Mar, Arica e Rancagua, um espetáculo esportivo que deixou uma marca inesquecível para os chilenos. 

E a exposição intitulada “Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol”, que pode ser conferida de 9 a 14 de junho, no Piso 1 do Pantanal Shopping, resgata parte dessa memória, através das fotografias que os repórteres da época nos brindaram, e que hoje fazem parte das mais valiosas coleções do jornal “El Mercurio”, da Biblioteca Nacional e da Corporação Gol Iluminado, que são presididos por Elias Figueroa. 

As imagens buscam refletir o espírito das seleções chilena e brasileira no Mundial de 1962, simbolizando com ele os laços de confraternização que unem ambos os países, além do esporte. 

A figura de Elias Figueroa é somada a este registro, por encarnar fielmente aquela irmandade chileno brasileira. Considerado um ídolo em ambas as nações e um dos melhores futebolistas chilenos de todos os tempos, “Don Elías”, como é conhecido massivamente, integrou as filas do Internacional de Porto Alegre e representou seu país, o Chile, nos mundiais da Inglaterra 1966, Alemanha 1974 e Espanha 1982. 

Este registro histórico, junto a outras atividades organizadas pelo Ministério de Relações Exteriores – através de sua Direção de Assuntos Culturais (DIRAC) – e a colaboração da “Fundación Imagen de Chile”, constituem o marco cultural que acompanha o plantel chileno em seus jogos de primeira rodada no Mundial de Futebol Brasil 2014.

Os Três

Os Três é uma reconhecida banda musical chilena, formada em 1987 na cidade de Concepción e, desde os anos ’90, um dos grupos mais prestigiados da América Latina. Possui uma dúzia de álbuns oficiais e várias colaborações com outros músicos latinos, como o Café Tacuba, Fito Páez, e chilenos, como Lalo Parra, Buddy Richard e Illapu, entre outros. O grupo incentiva um estilo com elementos do rockabilly, o jazz e as tradições folclóricas chilenas.

Tem sido um dos principais difusores da cueca, considerada o baile nacional, cujas diferentes estruturas e formas melódicas foram resgatadas, compartilhando cenário com folcloristas e dando espaço ao auge deste tipo de música. Assim, a partir de suas pesquisas e interpretações, abriram o caminho à atual popularidade destes ritmos entre os jovens, em manifestações novidosas, como a cueca chora e a cueca brava.

Atualmente, a banda é integrada pelos fundadores Álvaro Henríquez na voz e violão e Roberto “Titae” Lindl no baixo, junto com Boris Ramírez, na bateria; e Sebastián Cabib, que ao mesmo tempo é o guitarrista de Los Pettinellis, projeto musical paralelo de Álvaro Henríquez.

Ao começo de 2014, lançaram “Hey Hey Hey”, o primeiro single de seu próximo álbum, com um videoclip dirigido também pelo chileno Boris Quercia e foram convidados, pela terceira vez, ao Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. A esta e outras atividades, acrescentou-se uma recente turnê de mais de 30 apresentações no México.

Comente esta notícia