DA EDITORIA
O empresário de Água Boa, em Mato Grosso, Igor Thomae, 27 anos, afirmou ter perdido a visão após ingerir uísque. Apesar do caso não ter sido confirmado pelo Hospital Regional Paulo Alemão, onde o jovem ficou internado, ele destacou em vídeos nas redes sociais que foi intoxicado por metanol.
“Não foi confirmado ainda 100%, porque parece que 12 horas depois o corpo metaboliza. A Politec já veio aqui, recolheu tudo que podia e assim esses detalhes não importam o que importa é que preciso da oração de todo mundo”, disse ele em vídeos publicados no Instagram, nessa quarta-feira (22).
Igor deu entrada no Hospital Regional Paulo Alemão no último dia 16 após ter ingerido um uísque comprado em Água Boa.
Por nota, a unidade de Saúde destacou que o quadro clínico do jovem era compatível com intoxicação exógena, tendo sido realizado atendimento inicial no Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), com posterior internação para monitoramento clínico e suporte terapêutico.
Durante o período de internação, o diagnóstico inicial considerado foi intoxicação por metanol, de acordo com os sinais clínicos apresentados à admissão. No entanto, não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem a suspeita.
Após estabilização do quadro clínico e diante de outros sintomas que necessitavam investigação complementar, o paciente solicitou alta a pedido no dia 18 de outubro, sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames em outro serviço de saúde de referência, o que foi registrado em prontuário.
“Ressaltamos que até o momento não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar”, diz trecho da nota.
Após a alta hospitalar em Água Boa, Igor foi para Goiás e está internado no Instituto de Neurologia de Goiânia.
“Neste momento não sinto meu tórax, não sinto as costas e eu não vejo absolutamente nada. Eu só preciso de oração, obrigada quem já está orando por mim”, desabafou o empresário
Caso confirmado
Nessa quarta-feira (22), foi confirmado o primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Trata-se de um jovem de 24 anos, morador de Várzea Grande. O paciente não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, com inflamação do nervo ótico, que causou cegueira, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.
LEIA MAIS: Mato Grosso confirma primeiro caso de intoxicação por metanol; paciente ficou cego
Veja a nota do Hospital Regional na íntegra
NOTA TÉCNICA: Assunto: esclarecimento sobre suposto caso de intoxicação por metanol.
O Hospital Regional de Água Boa-MT vem, por meio desta Nota Técnica, prestar esclarecimentos à população e aos órgãos de imprensa sobre a repercussão de um possível caso de intoxicação por metanol ocorrido no município de Água Boa-MT.
No dia 16/10/2025, o Hospital recebeu um paciente com quadro clínico compatível com intoxicação exógena, tendo sido realizado atendimento inicial no Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), com posterior internação para monitoramento clínico e suporte terapêutico.
Durante o período de internação, o diagnóstico inicial considerado foi intoxicação por etanol, de acordo com os sinais clínicos apresentados à admissão. No entanto, não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem intoxicação por metanol.
Após estabilização do quadro clínico e diante de outros sintomas que necessitavam investigação complementar, o paciente solicitou alta a pedido em 18/10/2025, sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames em outro serviço de saúde de referência, o que foi registrado em prontuário.
Ressaltamos que até o momento não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar.
O Hospital Regional de Água Boa segue atuando dentro dos protocolos de segurança, vigilância epidemiológica e assistência hospitalar, em conformidade com as normas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).
Por fim, reforçamos nosso comprometimento com a transparência, a segurança dos pacientes e o rigor técnico-científico na condução de todos os casos atendidos nesta instituição.
Água Boa-MT, 21 de outubro de 2025
MARCELLO FERNANDO DUCCINI BRITO NOVAES
Médico Responsável Técnico
MARCIO KATSUMI NUNES KATO
Diretor Clínico
Veja o vídeo do empresário: