ALINE FRANCISCO
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT) divulgou um relatório nesta segunda-feira (30) apontando irregularidades em diversas unidades de Saúde de Cuiabá, entre elas consta o Pronto-Socorro da Capital. O documento denuncia problemas de infraestrutura, infiltrações e equipamentos sem condições de uso.
A fiscalização foi realizada pelo CRM no segundo semestre de 2013. A vistoria também foi realizada em unidades de saúde particulares, mas as irregularidades foram constatadas nas unidades públicas.
O secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, no entanto, afirmou nesta terça-feira (01) ao RepórterMT, que não recebeu o relatório e que problemas de infraestrutura seriam considerados "comuns". Ele atribuiu a precariedade das instalações a uma suposta falta de manutenção. “A maioria das unidades foram construídas há mais de 10 anos, e não tem como recuperar isso em apenas oito meses de gestão”, disparou ele, na tentativa de defender o prefeito Mauro Mendes (PSB), que foi eleito em janeiro deste ano.
Kamil disse que na Secretaria de Saúde há uma equipe especializada para realizar manutenções nas unidades e que os coordenadores precisam comunicar os problemas à pasta. "A demanda é muito grande”.
São realizadas mensalmente nas unidades de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais de 43 mil atendimento. O secretário ressalta que mesmo diante das dificuldades estruturais, a classificação pelo serviço prestado subiu de três para seis, na avaliação dos usuários. “Não estamos 100%, mas a qualidade do serviço prestado melhorou e muito”.
O CRM também realizou visitas nas unidades de saúde de Várzea Grande, Cáceres, Colíder, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Santo Antonio do Leverger, Rondonópolis, Juína, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Forro caindo no banheiro da UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá
Forro do Box de Emergência do PS de Várzea Grande
Sala de repouso da UTI de Várzea Grande
maicon nunes 01/10/2013
os médicos bem que poderia fazer essas denuncias constante mente, pois eles conhecem melhor que qualquer cidadão, as necessidades e as irregularidades que ocorrem na área da saúde publica do nosso Pais! agora é a hora deles da o troco ao governo corrupto e ladrão do nosso Pais...
1 comentários