facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Setembro de 2025
09 de Setembro de 2025

01 de Dezembro de 2012, 08h:39 - A | A

CIDADES / A SEMANA

Arcanjo em Cuiabá e aumento na conta de luz marcam cotidiano

João Arcanjo Ribeiro esteve na Capital. Adventista conseguiu na Justiça mudar horário de vestibular

ANA ADÉLIA JÁCOMO



A semana que passou foi marcada por mais uma crise entre servidores da Secretaria municipal de Saúde e o gestor da pasta. Os efetivos reclamaram da falta de pagamento da bonificação conhecida como “mensalinho”. Eles chegaram a cogitar a possibilidade de haver algum tipo de retaliação, caso reclamassem o débito.


Servidores do Detran também reclamaram, no entanto, o motivo causou mais espanto, já que, segundo análises clínicas, a água servida no órgão, tanto a visitantes quanto para os funcionários, estaria contaminada com coliformes.


O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro esteve na Capital no início desta semana para participar de um depoimento referente a processos que envolvem o presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PP) e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas Humberto Bosaipo.


O secretário de Educação e Governo de Várzea Grande, Eder Moraes, também surpreendeu na semana que passou. Ele havia determinado que o ano letivo das escolas municipais e creches iriam ser finalizadas na última sexta, 30, contudo, mudou de ideia e manteve o calendário oficial vigente.


Leia essas e demais notícias que marcaram a última semana no cotidiano da Capital:


SAÚDE


Os cerca de 750 servidores da secretaria de Saúde de Cuiabá, comandada por Huark Douglas, demonstram descontentamento com o pagamento parcial da bonificação, o chamado “mensalinho”, estabelecido no acordo coletivo assinado há dois meses, e homologado no Tribunal de Justiça (TJ). O débito quitado em parte é referente ao mês de setembro, restando em aberto o de outubro. Leia mais AQUI.


Representantes do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) não descartam a possibilidade de retaliação pela secretaria municipal de Saúde no pagamento da bonificação, o chamado mensalinho, referente ao mês de setembro. Apenas profissionais dos Postos de Saúde da Família, mais mobilizados no movimento grevista, reclamam pela falta da verba. Leia mais AQUI.

 

ÁGUA CONTAMINADA DO DETRAN


Após receber reclamações de alguns servidores que teriam passado mal depois de consumir água servida no Detran-MT, o Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) contratou um laboratório especializado em análises e constatou que ela está contaminada com coliformes. Leia mais AQUI.

 

ANO LETIVO DE VG

Após o secretário Eder Moraes, que ocupa duas pastas em Várzea Grande – Governo e Educação – anunciar que iria antecipar o final do ano letivo em 30 de novembro, ele afirmou nesta terça-feira, 27, que mudou de ideia e que não será preciso adotar a medida e nem, tampouco, exonerar mais servidores públicos. Leia mais AQUI.

 

JUSTIÇA

O bicheiro João Arcanjo Ribeiro, conhecido como “Comendador”, saiu do Presídio Federal de Campo Grande e desembarcou em Cuiabá na última segunda-feira, 26, para prestar testemunho referente a 15 processos do qual é acusado na Vara Especializada Contra o Crime Organizado. Leia mais AQUI.

 

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) pretende ingressar com ação na Justiça Estadual na tentativa de reverter o aumento de 9,54% na tarifa de energia elétrica no Estado. O reajuste atinge mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras, o que vai proporcionar um incremento de pelo menos R$ 16 milhões por mês no caixa das Centrais Elétricas Mato-grossense (Cemat). Leia mais AQUI.

 

A Justiça Estadual concedeu a uma jovem, que não teve o nome divulgado, o direito de mudar o horário da prova do seu vestibular, que ocorreu na Universidade de Cuiabá (Unic) em 24 deste mês. Ela alegou ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que proíbe qualquer atividade durante o pôr do sol da sexta-feira até poente do sábado. Leia mais AQUI.

 

Acusado de fazer gravações telefônicas clandestinas durante as eleições municipais de Barra do Garças, o segundo tenente da Polícia Militar, Elcirley Luz Silva, foi afastado das funções públicas na última quinta-feira (29), por determinação do juiz Wagner Plaza Machado Júnior. O suspeito também foi proibido de ter acesso às áreas privadas do Batalhão da PM. Leia mais AQUI.

 

Ambulantes e camelôs do Centro Histórico de Cuiabá não resistiram à transferência das praças Maria Taquara, Ipiranga e Albuquerque para outra área nas proximidades do Aquário Municipal, no Porto. A medida precisa ser cumprida pela Prefeitura de Cuiabá, que firmou acordos judiciais a fim de transferir as barracas para o novo local. Contudo, até o momento não obteve a conclusão da obra pela construtora Rovigo – Sistemas Construtivos Ltda. Leia mais AQUI.

 

CRIME E ACIDENTES


Um acidente no final da tarde do último domingo (25) gerou transtornos para motoristas que trafegavam pela Avenida das Torres, em Cuiabá. Uma carreta, carregada de milho, tombou na rotatória. Leia mais AQUI.

O comerciante Francisco Moisés de Lima de 68 anos foi assaltado e esfaqueado em plena luz do dia por dois menores, que invadiram sua loja, em Paranatinga, região leste de MT. Leia mais AQUI.


Um poste caiu em cima de uma moto que trafegava normalmente pela Avenida Itália, no bairro de mesmo nome, na tarde da última quinta-feira (29). De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu depois que um caminhão munck carregado de blocos de pré-moldados se enganchou nos fios de alta tensão e acabou derrubando o poste. Leia mais AQUI.


O 6º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) investiga a queda da aeronave bimotor que caiu na Serra do Roncador, em dia 1º de novembro matando quatro ocupantes. Há possibilidades de o acidente ter sido causado por excesso de confiança do piloto e uma chuva de granizo. Leia mais AQUI.
 

 

Comente esta notícia