DA EDITORIA
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou, na quinta-feira (16), que defende a troca do BRT (Bus Rapid Transit) para o Bonde Urbano Digital (BUD). O chefe do Executivo municipal acredita que a alteração de modal trará mais modernidade à Capital.
“É um veículo elétrico que segue um percurso digital [...] Ele identifica animais, pessoas, outros elementos, ele não bate, é um veículo que não tem colisão. Ele pode transportar mais pessoas do que o BRT”, disse à imprensa.
Abilio garantiu que as obras do BRT, que estão sendo realizadas, irão ser aproveitadas, caso o Governo de Mato Grosso opte pela mudança de modal.
“Tudo que já foi feito continua a mesma coisa, não vai precisar mudar nada. As estações serão respeitadas, só muda o veículo por um mais eficiente, mais econômico, que transporta mais pessoas e tem mais qualidade”, pontuou.
“É um investimento que vai fazer de Cuiabá um ambiente mais moderno, sem precisar fazer mais nenhuma alteração daquilo que já está feito. Eu sei que a população já está cheia dessas obras, não aguenta mais e nós estamos acelerando o máximo para ajudar entregar tudo o mais rápido possível, sem criar nenhum obstáculo”, completou.
Na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de outubro, o prefeito viajará para Dubai para participar da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025APCS) & Fórum de Prefeitos. Segundo o gestor, o evento servirá para apresentar Cuiabá aos Emirados Árabes como forma de convite para que novos investidores venham se instalar na Capital.
Além disso, a pretensão é também discutir um pouco mais sobre o novo modal. Em Curitiba, o BUD já possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar até 70 km/h.
Veja vídeo:















Nilson Ribeiro 22/10/2025
PESSOAL!!! CONSTRUIR V.L.T RENDEU BILHÃO. DESTRUIR O QUE JÁ ESTAVA PRONTO RENDEU MILHÕES. INVENTAR OUTRA OBRA PARA COMEÇAR E NÃO TERMINAR RENDE BILHÕES. COMO É GALINHA DE OURO. INVENTARAM MAIS UMA \"COISA\" POIS VAI RENDER MILHÕES OU BILHÕES. VAI SABER.
Bernardo 21/10/2025
O prefeito está reclamando as vantagens que o VLT traria. Mais moderno e com maior capacidade, e que diferente do BUD ou ART, que não deu certo em lugar nenhum, tem exemplos funcionais na prática aos montes.
Raí 20/10/2025
Sério mesmo? isso não tem mas graça! Tá um caus andar em Cuiabá e sinceramente com toda está alteração como pode ser seguro colocar outro tipo de modal? É demasiadamente desgastante para os cuiabanos e para quem tem que vir a Cuiabá não tem mas graça está atitude dos prefeitos e governantes beira ao ridículo, é muita hipocrisia e soa como incompetência por que sejamos franco, não foram capazes de fazer o VLT não estão dando conta de concluir o blt agora querer inventar outra patifaria? Francamente perdoe-me se ruim um pouco rude nas palavras mas com certeza estou expressando a indignação de todos os matogrossense isso já virou uma vergonha nacional um buraco sem fundo onde só entra dinheiro e retorno que é bom não tem nada e isso já tem mas de 10 anos francamente?
davi 20/10/2025
Não vai virar nada, Mauro Mendes elegeu com a promessa de terminar isso ai, e até agora só tumultuou, é muita incopetencia, Bahia começou bem depois e vai terminar primeiro
Jacques Marques 19/10/2025
Eu acredito que o BUD será a melhor escolha e com preço mais em conta.. parabéns Abílio vc está procurando o melhor para o povo cuiabano..
Izael Peres 19/10/2025
Gastaram bilhões em desde 2013 com o VLT, após gastaram milhões para retirada das obras, estão gastando agora milhões para a obra do BRT, e, vem esse camarada que afundou Cuiabá dizer que quer Bonde digital; e têm pessoas que ainda vão na onda dele surfando não sei para onde, será que para a Argentina de MILEI.
Benedito da costa 19/10/2025
Nem mesmo terminaram o VLT, BRT,. Agora mudar. Pra. Outro sistema ?
Vicente 19/10/2025
Concordo com o prefeito, chega de atraso.
8 comentários