DA REDAÇÃO
O prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou nesta segunda-feira (10) à Câmara de Vereadores de Cuiabá, uma Mensagem que cria o maior hospital público de Mato Grosso: o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC – onde funcionará também o novo pronto-socorro.
Emanuel afirma que o novo Hospital Municipal de Cuiabá contará com três grandes setores, com Unidades de Terapia Intensiva, Centros Cirúrgicos, um Centro de Diagnóstico e um Centro Ambulatorial, Enfermarias, Pronto Atendimento e Isolamento e contará com instalações e equipamentos modernos. A unidade deve receber, além de pacientes da Capital, a demanda dos municípios do interior.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Assumimos um compromisso com a população em nosso Plano de Governo, que era concluir e entregar o novo Pronto Socorro de Cuiabá em nosso mandato. Mas, graças ao alinhamento político de parceiros da nossa gestão, conseguimos ir além. Conquistamos o aporte financeiro necessário por meio do Programa Chave de Ouro, a partir daí trabalhamos em regime de força-tarefa diuturnamente, ampliamos este sonho e no final deste mês ofereceremos mais que um PS, a tricentenária Cuiabá receberá o maior complexo hospitalar do SUS no Estado”, diz o prefeito.
O HMC levará o nome do médico pediatra dr. Leony Palma de Carvalho. “Faço questão de fazer da entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o marco inicial das comemorações alusivas ao tricentenário da Capital. Diante disso, nada mais justo que a nomenclatura oficial da referida unidade guarde a devida correspondência à sua dimensão e importância para a população cuiabana, ao homenagear o cuiabano de família tradicional, Leony Palma de Carvalho. Filho dos proprietários da Livraria União, a primeira em Cuiabá, o Dr. Leony, como era popularmente conhecido, foi um dos primeiros pediatras da Capital e implantou o sistema SUS no Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre os anos de 1975 a 1980 exerceu o cargo de Superintendente do antigo INAMPS do qual fora idealizador. Gestor de grande volume de recursos federais, mas jamais se ouviu qualquer comentário sobre problemas em sua gestão. Foi fundador e o primeiro presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria”, finaliza.