facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Setembro de 2025
07 de Setembro de 2025

18 de Fevereiro de 2018, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / ESTUDO

Sua pressão está nas alturas? Subir escadas ajuda a baixá-la

Fazer esse tipo de exercício não apenas diminuiu a pressão arterial, como também aumentou a força das pernas, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

UOL



Está sem tempo -- ou sem dinheiro -- para se matricular em uma academia e cuidar da saúde? A saída pode estar bem ali, naquele lance de escada em sua casa ou trabalho. Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira (14) no jornal da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, demonstrou os inúmeros benefícios da atividade para a saúde.

Fazer esse tipo de exercício não apenas diminuiu a pressão arterial, como também aumentou a força das pernas, especialmente em mulheres na pós-menopausa, que possuem deficiências de estrogênio e são mais suscetíveis a problemas vasculares e nos músculos. Entre as vantagens adicionais estão a perda de gordura, melhora das taxas de colesterol e triglicérides e redução do risco de osteoporose.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

No estudo, mulheres coreanas na pós-menopausa treinaram quatro dias por semana, "escalando" 192 degraus de duas a cinco vezes por dia. Os pesquisadores concluíram que subir escada levou a uma redução na rigidez arterial e pressão l, além de causar um aumento na força das pernas em mulheres pós-menopáusicas hipertensas no estágio 2.

"O trabalho demonstra que simples intervenções no estilo de vida podem ser eficazes na prevenção ou redução dos efeitos negativos da menopausa e da idade no sistema vascular e nos músculos das pernas", ressaltou JoAnn Pinkerton, diretor executivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, ao EurekAlert. 

Comente esta notícia