TITA MARA TEIXEIRA
Centenas de pessoas, entre autoridades públicas e familiares do deputado federal Homero Pereira (PSD), estiveram presentes ao velório do parlamentar que ocorreu no auditório da Famato, durante a manhã desta segunda-feira (21).
O corpo do deputado federal aposentado será enterrado às 14h, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Homero morreu no domingo (20), vítima de câncer no estômago.
Dentre os legados deixados pelo parlamentar, citados pelos presentes estão sua atuação na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no Congresso Nacional, contribuindo para que a economia de Mato Grosso ganhasse destaque nacional.
Para o presidente da Câmara de vereadores de Cuiabá João Emanuel (PSD), a perda do deputado é irreparável ao PSD. “O Partido está em luto. Estamos sentindo a dor da perda do deputado Homero e, infelizmente, não temos ninguém que o substitua. Estamos contando que o legado deixado por ele na construção da política voltada ao agronegócio não seja perdido e, principalmente, a memória do seu trabalho deixado nos dois mandatos como deputado federal, presidente da FAMATO e todo arcabouço de trabalho que ele deixou em Mato Grosso’’, lembrou.
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) lembrou a atuação do deputado como sindicalista e da sua convivência com o parlamentar. “Tive a oportunidade de conviver por mais de uma década ao lado do amigo, do companheiro e do líder sindicalista que foi Homero Pereira. Homero deixou muitos legados e o mais importante foi o exemplo de um homem que lutou por colocar os interesses coletivos do setor do agronegócio em primeiro lugar. Seu exemplo certamente há de inspirar muitas pessoas a fazer o mesmo por MT e pela nossa sociedade’’, destacou.
O senador Pedro Taques (PDT) lembrou da liderança de Homero Pereira tanto no setor produtivo quanto na bancada federal. “A sua liderança no setor produtivo, não só em relação ao setor produtivo, fez com Mato Grosso pudesse se destacar no cenário nacional. Ele foi coordenador da nossa bancada, não pensando nos interesses dele, mas nos interesse dos oito deputados e três senadores. A liderança do deputado Homero ultrapassava as fronteiras’’, completou.
Homero Pereira foi Deputado Estadual por dois mandatos (1993-1994), e Deputado Federal durante os anos de 2007-2011/2011-2015. Atuou na Câmara dos Deputados, em Brasília como Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), Presidente da Subcomissão criada para analisar compra de Terras Rurais por Estrangeiros (Subestra), 2011-2012, Titular da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e suplente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Também foi presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia, Alto Araguaia-MT (1985-1990); Presidente e Vice-Presidente da Famato (Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso nos anos de 1991-2010. e Vice-Presidente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura, Brasília-DF (2004-2012).