facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

05 de Novembro de 2015, 11h:47 - A | A

POLÍTICA / "O CLIMA ESQUENTOU"

Wilson propõe reduzir repasses do governo à Assembleia e enfurece Janaina

Janaina caracterizou a decisão como “submissão e fraqueza” do presidente da Mesa Diretora, Guilherme Maluf, diante do aumento de repasses que os demais poderes vêm recebendo.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O clima entre o líder do governo Pedro Taques na Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Wilson Santos (ambos do PSDB) e, a principal voz da oposição, deputada Janaina Riva (PSD) esquentou na tarde desta quarta-feira (4) durante a sessão parlamentar.

O tucano informou que irá apresentar uma proposta para reduzir os repasses do governo ao Poder Legislativo estadual. Janaina caracterizou a decisão como “submissão e fraqueza” do presidente da Mesa Diretora

A discussão começou depois que o tucano informou que irá apresentar uma proposta para reduzir os repasses do governo ao Poder Legislativo estadual. Janaina caracterizou a decisão como “submissão e fraqueza” do presidente da Mesa Diretora, o deputado Guilherme Maluf (PSDB). Ela critica o posicionamento do Executivo em relação ao corte de gastos e falta de recursos para investimentos.

“A transparência é muito fácil de defender, o difícil é praticar. Falam em 75% de aprovação [de Taques], mas a violência aumentou 101%, esse dado está no jornal. É fácil fazer discurso em cima de prisão e do passado. Eu gostaria de ser governadora nesse momento. Não dá para fazer porque o Silval desgraçou com tudo, não dá para fazer porque o Riva fez isso. Não dá pra fazer por causa daquilo. Em Cuiabá não dá para fazer porque o Mauro está em dificuldade porque Wilson quando foi prefeito acabou com a cidade”, desabafa a herdeira política da família Riva.

"É fácil fazer discurso em cima de prisão e do passado. Eu gostaria de ser governadora nesse momento. Não dá para fazer porque o Silval desgraçou com tudo, não dá para fazer porque o Riva fez isso,. Não dá pra fazer por causa daquilo", ironizou Janaina

No discurso da parlamentar sobrou até para o Poder Judiciário. “O orçamento de todos os outros poderes será muito maior do que o da nossa Casa. Cadê a valorização do Parlamento? Esta falta de quórum que estamos vendo aqui tem motivo, uma explicação. Os parlamentares estão desestimulados. Não é justo que estão fazendo com a Assembleia, nós estamos sendo marginalizados”, argumenta a social-democrata.

Janaina alega ainda que muitos de seus colegas são políticos de longa data e deveriam ter feito essas ações há muito tempo atrás. Por isso considera que a proposta, neste momento, de reduzir recursos da Assembleia não passa de “demagogia e conversa fiada”.

“O orçamento de todos os outros poderes será muito maior do que o da nossa Casa. Cadê a valorização do Parlamento?(...) Estamos sendo marginalizados", criticou a deputada.

“É muito fácil atirar pedra, o difícil é ser vidraça. Tem muita gente que está aqui dentro dessa Casa e esquece que não é político de agora não, é politico há muito tempo e se já tinha essa opinião deveria ter praticado. Eu sou nova na vida pública e tenho defeitos, sou curta, grossa e direta. Eu não gosto de demagogia e nem conversa fiada. Eu não vim aqui defender mais dinheiro para o bolso de deputado, não. E vim para defender dinheiro para o servidor como tem direito os outros poderes e não quero cassar briga com Ministério Público e Tribunal de Justiça, mas eu quero sentar com eles de igual para igual. Eu não tenho nada de menos com eles, ao contrário, nosso voto é disputado, é sofrido e conquistado por que a população dá credibilidade a nós”, responde ela a Wilson Santos.

Ao invés de reduzir os gastos com a Assembleia, a deputada defende um aumento no valor das emendas parlamentares. “Vi o projeto do colega Wilson Santos, que respeito muito, que gostaria de diminuir o duodécimo da Assembleia e do Tribunal de Contas preocupado com a atividade fim. Porém colega, seria muito mais válido se conseguíssemos aumentar as emendas parlamentares, porque quem sabe de fato a necessidade e a realidade da sua região é o deputado. Eu sei onde está precisando ser investido, agora o governo não sabe nem onde está tampando o buraco do asfalto”.

DUODÉCIMO DA ALMT

De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), o governo do Estado irá repassar para Assembleia no próximo ano cerca de R$ 450 milhões, aproximadamente R$ 37 milhões ao mês. O valor 3% maior que o deste ano.

Comente esta notícia

MANOEL ANTONIO DE SOUZA CAVALCANTE 06/11/2015

CARA COMO ESTA DEPUTADA NÃO TEM SENSIBILIDADE PRA NÃO DIZER NÃO TEM VERGONHA, ELA QUERIA QUE O GOV.PEDRO TAQUES FOSSE OUTRO SILVA, PRA CONTINUAR A ROUBALHEIRA DE 20 ANOS DO PAI O TAL DO RIVA. EU TERIA VERGONHA DE APARECER EM PÚBLICO SE TIVESSE UM PAI TÃO CORRUPTO COMO ESTE TAL DO RIVA. MAS O TRONO DELE DESMORONOU....E VOC~E GAROTA CALA A BOCA, PEDE PRA CAG........E SAIA DO MEIO PÚBLICO.

positivo
0
negativo
0

joaquim Cuiabano 38 06/11/2015

mMnina cínica e hipócrita se tivesse pelo menos uma pouquinho de formação familiar nem teria entrado na política ou mesmo já teria RENUNCIADO. cresça menina feche esta boca que só sai merda.

positivo
0
negativo
0

mestre miag 06/11/2015

Janaina riva (Riva) só podia dar nisso mesmo, cade a verba, o gato comeu, cade o dinehiro pros advogados o mp comeu......e assim vai.........parabens galinho do bau.........tem que diminuir já que estão devolvendo todo mes......

positivo
0
negativo
0

joaoderondonopolis 05/11/2015

Parabéns deputado WS, até acho que para a Assembléia Legislativa não deveria existir duodécimo, o estado pagaria despesas de água, luz e materiais de consumo e servidores seriam pagos pelos deputados e cada deputado usar veículo de sua propriedade com combustíveis e tudo mais.

positivo
0
negativo
0

4 comentários