RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O clima entre o líder do governo Pedro Taques na Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Wilson Santos (ambos do PSDB) e, a principal voz da oposição, deputada Janaina Riva (PSD) esquentou na tarde desta quarta-feira (4) durante a sessão parlamentar.
O tucano informou que irá apresentar uma proposta para reduzir os repasses do governo ao Poder Legislativo estadual. Janaina caracterizou a decisão como “submissão e fraqueza” do presidente da Mesa Diretora
A discussão começou depois que o tucano informou que irá apresentar uma proposta para reduzir os repasses do governo ao Poder Legislativo estadual. Janaina caracterizou a decisão como “submissão e fraqueza” do presidente da Mesa Diretora, o deputado Guilherme Maluf (PSDB). Ela critica o posicionamento do Executivo em relação ao corte de gastos e falta de recursos para investimentos.
“A transparência é muito fácil de defender, o difícil é praticar. Falam em 75% de aprovação [de Taques], mas a violência aumentou 101%, esse dado está no jornal. É fácil fazer discurso em cima de prisão e do passado. Eu gostaria de ser governadora nesse momento. Não dá para fazer porque o Silval desgraçou com tudo, não dá para fazer porque o Riva fez isso. Não dá pra fazer por causa daquilo. Em Cuiabá não dá para fazer porque o Mauro está em dificuldade porque Wilson quando foi prefeito acabou com a cidade”, desabafa a herdeira política da família Riva.
"É fácil fazer discurso em cima de prisão e do passado. Eu gostaria de ser governadora nesse momento. Não dá para fazer porque o Silval desgraçou com tudo, não dá para fazer porque o Riva fez isso,. Não dá pra fazer por causa daquilo", ironizou Janaina
No discurso da parlamentar sobrou até para o Poder Judiciário. “O orçamento de todos os outros poderes será muito maior do que o da nossa Casa. Cadê a valorização do Parlamento? Esta falta de quórum que estamos vendo aqui tem motivo, uma explicação. Os parlamentares estão desestimulados. Não é justo que estão fazendo com a Assembleia, nós estamos sendo marginalizados”, argumenta a social-democrata.
Janaina alega ainda que muitos de seus colegas são políticos de longa data e deveriam ter feito essas ações há muito tempo atrás. Por isso considera que a proposta, neste momento, de reduzir recursos da Assembleia não passa de “demagogia e conversa fiada”.
“O orçamento de todos os outros poderes será muito maior do que o da nossa Casa. Cadê a valorização do Parlamento?(...) Estamos sendo marginalizados", criticou a deputada.
“É muito fácil atirar pedra, o difícil é ser vidraça. Tem muita gente que está aqui dentro dessa Casa e esquece que não é político de agora não, é politico há muito tempo e se já tinha essa opinião deveria ter praticado. Eu sou nova na vida pública e tenho defeitos, sou curta, grossa e direta. Eu não gosto de demagogia e nem conversa fiada. Eu não vim aqui defender mais dinheiro para o bolso de deputado, não. E vim para defender dinheiro para o servidor como tem direito os outros poderes e não quero cassar briga com Ministério Público e Tribunal de Justiça, mas eu quero sentar com eles de igual para igual. Eu não tenho nada de menos com eles, ao contrário, nosso voto é disputado, é sofrido e conquistado por que a população dá credibilidade a nós”, responde ela a Wilson Santos.
Ao invés de reduzir os gastos com a Assembleia, a deputada defende um aumento no valor das emendas parlamentares. “Vi o projeto do colega Wilson Santos, que respeito muito, que gostaria de diminuir o duodécimo da Assembleia e do Tribunal de Contas preocupado com a atividade fim. Porém colega, seria muito mais válido se conseguíssemos aumentar as emendas parlamentares, porque quem sabe de fato a necessidade e a realidade da sua região é o deputado. Eu sei onde está precisando ser investido, agora o governo não sabe nem onde está tampando o buraco do asfalto”.
DUODÉCIMO DA ALMT
De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), o governo do Estado irá repassar para Assembleia no próximo ano cerca de R$ 450 milhões, aproximadamente R$ 37 milhões ao mês. O valor 3% maior que o deste ano.
MANOEL ANTONIO DE SOUZA CAVALCANTE 06/11/2015
CARA COMO ESTA DEPUTADA NÃO TEM SENSIBILIDADE PRA NÃO DIZER NÃO TEM VERGONHA, ELA QUERIA QUE O GOV.PEDRO TAQUES FOSSE OUTRO SILVA, PRA CONTINUAR A ROUBALHEIRA DE 20 ANOS DO PAI O TAL DO RIVA. EU TERIA VERGONHA DE APARECER EM PÚBLICO SE TIVESSE UM PAI TÃO CORRUPTO COMO ESTE TAL DO RIVA. MAS O TRONO DELE DESMORONOU....E VOC~E GAROTA CALA A BOCA, PEDE PRA CAG........E SAIA DO MEIO PÚBLICO.
joaquim Cuiabano 38 06/11/2015
mMnina cínica e hipócrita se tivesse pelo menos uma pouquinho de formação familiar nem teria entrado na política ou mesmo já teria RENUNCIADO. cresça menina feche esta boca que só sai merda.
mestre miag 06/11/2015
Janaina riva (Riva) só podia dar nisso mesmo, cade a verba, o gato comeu, cade o dinehiro pros advogados o mp comeu......e assim vai.........parabens galinho do bau.........tem que diminuir já que estão devolvendo todo mes......
joaoderondonopolis 05/11/2015
Parabéns deputado WS, até acho que para a Assembléia Legislativa não deveria existir duodécimo, o estado pagaria despesas de água, luz e materiais de consumo e servidores seriam pagos pelos deputados e cada deputado usar veículo de sua propriedade com combustíveis e tudo mais.
4 comentários