DA ASSESSORIA
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso inicia nesta quarta-feira (05) a eleição para escolha do novo chefe da instituição, cargo atualmente ocupado pelo promotor de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho. De acordo com a cédula de votação, expedida pela Comissão Eleitoral, disputam o cargo: José Antônio Borges Pereira, Paulo Roberto Jorge do Prado e Roberto Aparecido Turim. A apuração dos votos está prevista para iniciar às 17h.
Após a homologação da eleição, o Colégio de Procuradores encaminhará em janeiro de 2013, no primeiro dia útil, a lista tríplice ao Governador do Estado, indicando, na ordem decrescente, o número de votos de cada candidato. O Chefe do Poder Executivo terá 15 dias para fazer a nomeação do procurador-geral de Justiça.
A lista tríplice será constituída mediante votação obrigatória de todos membros ativos da instituição, que poderão votar em até 3 nomes. As cédulas de votação já foram remetidas aos 199 procuradores e promotores de Justiça, sendo que alguns já encaminharam seus votos para a Comissão Eleitoral. O voto é secreto e todas as cédulas serão abertas no momento da apuração.
A comissão eleitoral responsável pelo andamento da eleição foi indicada pelo Colégio de Procuradores e é presidida por um procurador de Justiça e composta por dois promotores de entrância final. Para concorrer ao cargo de PGJ é necessário que o membro do Ministério Público tenha mais de 10 (dez) anos de carreira e 35 (trinta e cinco) de idade.