Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

04 de Janeiro de 2015, 13h:00 - A | A

POLÍTICA / SUSPENSO POR 90 DIAS

Taques anuncia devassa nos benefícios fiscais concedidos por Silval

O decreto estabelece ainda que os benefícios fiscais já concedidos no governo Silval Barbosa (PMDB), sob qualquer título ou natureza, serão investigados pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

RepórterMT

Silval Barbosa e secretários da sua gestão tiveram os bens bloqueados por conceder benefício fiscal à JBS Friboi de forma irregular, segundo o MPE

Silval Barbosa e secretários da sua gestão tiveram os bens bloqueados por conceder benefício fiscal à JBS Friboi de forma irregular, segundo o MPE

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



O decreto número quatro assinado pelo governador Pedro Taques (PDT), no primeiro dia útil de trabalho como novo chefe do Executivo Estadual, suspende a avaliação e a concessão de novos pedidos de benefícios fiscais ou de quaisquer outras pretensões que impliquem em renúncia fiscal de receita pelo estado no prazo de 90 dias, ou prorrogado por igual período.

O decreto estabelece ainda que os benefícios fiscais já concedidos no governo Silval Barbosa (PMDB), sob qualquer título ou natureza, serão investigados pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Segundo o documento, o controlador-geral deve designar número suficiente de servidores para executar o levantamento.

Abdalla Zarour

taques dois dois.JPG

Taques suspende concessão dos benefícios fiscais por 90 dias e anuncia devassa nas renúncias feitas por Silval Barbosa (PMDB)

BENEFÍCIOS POLÊMICOS

Os benefícios fiscais concedidos no governo Silval Barbosa (PMDB) sempre foram motivos de críticas.

Benefício concedido pela Secretaria de Indústria e Comércio as lojas Havan foi uma em que houve irregularidade, segundo o deputado estadual Ademir Brunetto (PT).

De acordo com o petista, no ano passado, a Secretaria de Fazenda do Estado depois de tantas denúncias feitas pelo parlamentar mudou a Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE) da loja, que estaria classificada como produtora de alimentos, e com isto, estaria pagando apenas 12% de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), quando o valor seria entre 19% e 25%.

Além disto, a Sefaz também verifica o possível débito sobre o ICMS.

Outra polêmica envolvendo esse benefício foi a renúncia concedida à empresa JBS Friboi. Segundo o Ministério Público do Estado, Silval Barbosa (PMDB) concedeu o benefício fiscal de forma irregular. 

Por causa disso, o MPE entrou com ação no Poder Judiciário de Mato Grosso que bloqueou os bens do ex-governador, do ex-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf (PR), do ex-Sefaz, Marcel Cursi, do também ex-secretário de Fazenda, Edmilson dos Santos e da própria empresa no valor que chega a pouco mais de R$ 73 milhões. Até o momento, o grupo não conseguiu reverter a decisão judicial.

Comente esta notícia