Cuiabá, 05 de Dezembro de 2022
logo

06 de Dezembro de 2016, 19h:20 - A | A

POLÍTICA / VEJA FOTOS/VÍDEO

Servidores pressionam por inclusão da RGA e Viana pede vista da LDO

Servidores do Estado lotaram a galeria do Plenário da Assembleia Legislativa em protesto pela inclusão do pagamento da RGA na LDO de 2017.

FRANCISCO BORGES
DA REPORTAGEM



Em sessão tumultuada, no início da noite desta terça-feira (6), o deputado Zeca Viana (PDT) antecipou o pedido de vista do Projeto de  Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhado pelo Executivo.

O deputado argumentou que agiu por falta de entendimento entre os parlamentares para que o pagamento da revisão geral anual (RGA) dos servidores do Estado fosse inserido na LDO, conforme emenda apresentada pela deputada janaina Riva (PMDB). Com isso, o pedetista também atendeu ao pedido dos sindicalistas de diversas categorias de servidores, que lotaram a galeria do Plenário da Assembleia Legislativa, reinvindicando a RGA em 2017.

A ação foi adiantamento do pedido que será feito na próxima terça-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A partir de então, o deputado tem dois dias para analisar o projeto e apresentar propostas. 

Na sessão, Janaina Riva, que pediu vista na semana passada, devolveu o projeto à Mesa Diretora e lamentou o fato de não terem acatado a emenda sugerida por ela para a inclusão da RGA. 

De acordo com Zeca Viana já havia um entendimento com os deputados da base governista, mas na hora da votação o líder do Governo, deputado Dilmar Dal' Bosco discordou e por isso ele anunciou o pedido de vista.

Ao , Oscalino Alves de Arruda Júnior, presidente do Sindicato dos Servidores Público da Saúde (Sisma), disse que articulação da categoria junto a deputados da oposição é de continuar “travando a pauta” até que o pagamento da RGA seja inserido na LDO.

O sindicalista argumenta que os servidores têm o direito de receber a correção inflacionária de 7.2%, acumulada em 2016 e que seria paga em 2017. Ele ainda criticou a situação que definiu como “bola de neve”.

“Tem imbróglio todo porque fizeram a previsão da RGA desse ano, parcelada para ano que vem e ainda tem que incluir a RGA deste ano porque senão vamos perder o poder aquisitivo”, frisou. 

PT x PSDB

Durante a discussão plenária, os deputados  Valdir Barrando (PT) e Jajah Neves(PSDB) protagonizaram um capítulo à parte pelo ataque e defesa do Governo do Estado.

O petista usou a tribuna para criticar a nova proposta do Estado de implantar teste para pôr à prova a honestidade dos servidores. Barranco chamou a medida de absurda.

Em seguida, Jajah usou a tribuna para dizer que Barranco não teria moral para fazer tal crítica, já que faz parte de um partido corrupto.

A situação acirrou os ânimos entre os sindicalistas, que vaiaram o tucano e viraram as costas em protesto.

 

 

 

 

Álbum de fotos

Repórter MT

Repórter MT

Repórter MT

Comente esta notícia

Laura Nascimento 06/12/2016

Espero que tenha algum efeito tudo que estão lutando, porque o sistema desse governo é bruto, não respeita nada, acordo nenhum, ultimamente nem sentar pra conversar esta fazendo. Tudo tem que ser do jeito dele, imperialista de uma figa.

Rubem 06/12/2016

É ISSO AI COLEGAS, A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Rubem 06/12/2016

É ISSO AI COLEGAS, A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Rubem 06/12/2016

É ISSO AI COLEGAS. A UNIÃO FAZ A FORÇA.

4 comentários

1 de 1