Cuiabá, 29 de Janeiro de 2023
logo

28 de Dezembro de 2014, 01h:20 - A | A

POLÍTICA / TÁ DE BRINCADEIRA?

'O tempo vai dizer que não houve desvios nas obras da Copa', diz Silval

Silval reconheceu que houve falhas no projeto de execução de algumas obras, e admitiu que o Estado ainda tenta quitar todos os pagamentos com as empreiteiras.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



Com diversas suspeitas de fraude e superfaturamento nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, o governador Silval Barbosa (PMDB) saiu em defesa do seu mandato, nesta semana, durante uma entrevista ao Programa Chamada Geral apresentado por Lino Rossi.

De acordo com o chefe do Executivo, seu secretariado e as empresas responsáveis pelas construções são fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pela Assembleia Legislativa, Advocacia Geral da União e do Estado, Ministério Público, entre outros órgãos de controle.

Silval reconheceu que houve falhas no projeto de execução de algumas obras, e admitiu que o Estado ainda tenta quitar todos os pagamentos com as empreiteiras. Segundo ele, R$ 46 milhões ainda precisam ser liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“O tempo vai dizer [que não houve superfaturamentos]. Tivemos problemas de execução, mas tenho certeza e a tranquilidade de dizer, em relação aos desvios, que tem empresas ai, coitados, numa briga com o para receber. Estou tentando ‘zerar’, mas estou tranquilo em relação a isso. Tenho certeza da minha equipe em relação aos desvios de conduta”, declarou ele.

Foram diversas as polêmicas envolvendo supostos superfaturamentos em obras da Copa do Mundo. Uma delas foi a compra de cadeiras para a Arena Pantanal, com 248% de sobrepreço. Além disso, existem denúncias envolvendo o VLT, a Arena Pantanal e o Fifa Fan Fest.

À época, o relator das contas da Secopa, o conselheiro do TCE Antônio Joaquim apresentou seis relatórios sobre o andamento das obras da Copa. Em todos constatou atrasos.

Além disso, quase todas apresentam falhas estruturais e erros de projeto. Um dos exemplos é a falta de drenagem do Viaduto da UFMT, que deixou a Avenida Fernando Corrêa alagada semana passada. 

“A maioria [das obras] tem um probleminha, mas eu sou formado em Direito, não sou engenheiro e não tenho tempo de ficar lá sentado na obra. Vou aos finais de semana verificar se está bonito, mas não conheço o projeto estrutural, não estudei pra isso, mas vou estudar. Fiquei quase engenheiro, de tanto brigar com esse povo”, ironizou Silval.

Comente esta notícia

Lucia Andrade 29/12/2014

Não me surpreende , para quem falou que não era engenheiro pra cuidar de obras !!!! Será que as contas bancárias dia familiares e laranjas bem como , os bens adquirida durante essa caótica gestao não respondera a sua colocação senhor governador ??? A história é assim : de marido para esposa !!! E talvez tbem de pai pra filho !!! Como disse um grande sociólogo : a corrupção no Brasil foi institucionalizada !!!

Júnior 29/12/2014

Não é o tempo quem vai dizer isso seu %&$##@!, é a polícia e o ministério público! O tempo é o que eles vão ter que gastar pra descobrir todos os roubos desse governo, que não foram poucos, um governo medíocre que não deixou nenhuma marca positiva na história, a marca do descaso e da corrupção é o legado dessa porcaria de governo do seu mandato!

Dornele$ 29/12/2014

Quem sabe, daqui a cem anos, podemos ter um governo tão péssimo, como foi este do Silval. Pra ser tudo isso que foi este governo, o caboclo tem que ser expert em ruindade mesmo. Teve tudo pra ser o melhor governo de todos os tempos e acabou sendo o pior. Ironia do destino? Que nada. Pra mim, isso já era previsível, pois esteve com o governo loteado. Cercado por tranqueiras, era dai pra pior!

Dornele$ 29/12/2014

Quem sabe, daqui a cem anos, podemos ter um governo tão péssimo, como foi este do Silval. Pra ser tudo isso que foi este governo, o caboclo tem que ser expert em ruindade mesmo. Teve tudo pra ser o melhor governo de todos os tempos e acabou sendo o pior. Ironia do destino? Que nada. Pra mim, isso já era previsível, pois esteve com o governo loteado. Cercado por tranqueiras, era dai pra pior!

COSTA 29/12/2014

O SUJEITO PILANTRA ESSE SILVAL, CARA DE PAU COM CERTEZA ESSE SERA O GOVERNO MAIS CORRUPTO DE MT

ramon 28/12/2014

Os politicos como esse cara que bem pra governador serve..pensam que nossa populacao nao le..nao estuda e nao está atenta às falcatruas. Falar isso é achar que o povo perdeu a vontade.de pensar. Desde que a quadrilha do PT PMDB entrou no poder..o que mais ouvimos falar é de roubo. Eu pergunto...pra que ainda precisamos de politicos?

junior 28/12/2014

O cinismo é tanto que chega e ferver o sangue só de ler esse tipo de declaração.

7 comentários

1 de 1