Cuiabá, 23 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
23 de Setembro de 2026

24 de Novembro de 2013, 13h:36 - A | A

POLÍTICA / BRIGA PELO PAIAGUÁS

Mendes descarta oposição a Silval por causa de apoio a Taques

Mendes teme que suposta quebra de relação possa projudicar sua administração

RepórterMT

Mendes, apesar de apoiar Taques, não romperá com Silval

Mendes, apesar de apoiar Taques, não romperá com Silval

VALÉRYA PRÓSPERO
DO RDNEWS



O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) quer preservar a relação que vem construindo com o governo estadual e já avisou que no próximo ano não fará oposição a ninguém para não “prejudicar” Cuiabá. Acontece que, a tendência, é o PSB - partido do qual é presidente estadual - caminhar junto com o senador Pedro Taques (PDT), pré-candidato ao Paiaguás.

O pedetista, por sua vez, faz oposição ao governador Silval Barbosa (PMDB) e para estar no mesmo palanque, Mauro faria oposição natural ao peemedebista. Ele, contudo, já avisou que não fará. “Eu não sou oposição a ninguém. Eu sou a favor da responsabilidade que construí com o povo cuiabano. Ninguém administra uma Capital sem ter a parceria com os governo do Estado e Federal”, ressalta o prefeito. Na mesma linha, ele afirma que não faz análise política do papel que tem, mas sim administrativa. “Preciso construir com o governo uma relação afável, respeitosa, de parceiro”, reforça.

Taques e Mauro caminham juntos desde a eleição de 2010, quando surgiu o Movimento Mato Grosso Muito Mais, que permaneceu na eleição de 2012, em Cuiabá, e tende a continuar em 2014, agora, com a adesão do PSDB e DEM. Também faz parte do grupo o PDT, PPS e PSB. À época, inclusive, fez discurso de oposição a Silval. Após a vitória, se aproximou do peemedebista.

Mauro pondera, no entanto, que a eleição só vai começar em julho de 2014. Até lá, muitas coisas acontecerão como, por exemplo, a Copa do Mundo. “Eu não vou misturar o papel que eu tenho que é administrar Cuiabá com qualquer outro interesse que possa prejudicar o povo cuiabano”.

O socialista não descarta, inclusive, aliança com o PR, que já tem como pré-candidato o ex-prefeito de Água Boa Maurição Tonhá. “Vou estar sempre de portas abertas para todos aqueles que quiserem ser parceiros para ajudar Cuiabá”, afirma Mauro.

Comente esta notícia