facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Julho de 2025
01 de Julho de 2025

12 de Janeiro de 2015, 13h:38 - A | A

POLÍTICA / PARA ENXUGAR DESPESAS

Governo vai demitir professores contratados sem concurso por Silval

Atualmente, Mato Grosso é o terceiro Estado do país a liderar a lista com o maior número de docentes contratados, ou seja, 60% não têm concurso público.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PDT) deu sequência nesta segunda-feira (12) às visitas institucionais que tem feito aos órgãos públicos. Ele esteve na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) pela manhã e declarou que, após os diálogos, irá “partir para a ação”. E com demissões. 

Segundo ele, o corte de gastos da máquina é inevitável e para isso haverá demissões de professores contratados. Atualmente, Mato Grosso é o terceiro Estado do país a liderar a lista com o maior número de docentes contratados, ou seja, 60% não possuem concurso público.

Taques garantiu que apesar do caixa do Estado estar vazio, os servidores públicos não correm o risco de ficar sem receber os salários de janeiro

“Precisamos reduzir o número de contratados, mas através da estabilidade que o concurso público dará. Sobre as demissões, o secretário [Permínio Pinto] vai me indicar até o final do mês aqueles que serão demitidos, e precisamos entender que eu preciso cortar gastos pra que possamos manter o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou o governador.

O chefe do Executivo garantiu durante coletiva de imprensa que apesar do caixa do Estado apresentar um déficit orçamentário na ordem de R$ 1,7 bilhão, os servidores públicos não correm o risco de ficarem sem receber os salários de janeiro. Taques disse que os pagamentos “são sua prioridade”. Mil servidores e aposentados ficaram sem receber os salários de dezembro e o 13º salário. 

Reforma administrativa

Em Mato Grosso, 7.8% da população acima de 18 anos é analfabeta. Para o novo governador o índice é “uma vergonha”. “Temos que superar essa chaga, essa doença do analfabetismo. Saber é diferente de sabedoria e vamos tratar disso, pra envolver a sociedade nesse processo, pra que essas pessoas sejam inseridas na sociedade”.

Além disso, o programa “Anjos da Escola” deve ser implantado nos próximos dias. Trata-se de um levantamento para identificar crianças com déficit de atenção em sala de aula, causada muitas vezes por falha nutricional, problemas de ordem emocional ou física, como por exemplo na visão.

Taques avaliou a visita à Seduc como “positiva” e conclamou os servidores para o auxiliassem na empreitada de reorganizar a pasta. O Estado possui 750 escolas e 450 mil alunos em escolas que estão em péssimas condições físicas, e com um processo pedagógico falho. Taques afirmou que irá debater com os professores o sistema ciclado de ensino, que torna a aprovação dos estudantes automática.

“Vim até aqui pedir a ajuda de vocês. Qualquer político que disser que em um ano muda essa situação está mentindo! Temos um desafio e não vamos mudar a Educação sem a ajuda de vocês”, completou Taques.

 

 

Comente esta notícia

NEUZA FRANCK 13/01/2015

A SEDUC ESTÁ INCHADA DE GENTE SEM TRABALHAR, APADRINHADAS DE POLITICOS. PESSOAS EM SUA MAIORIA DESCOMPROMISSADAS COM A EDUCAÇÃO;OMISSAS, NEGLIGENTES E CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO QUE SE INSTALOU , TAMBÉM NESSE ÓRGÃO .PORTANTO MANDE ESSE PESSOAL TRABALHAR NAS ESCOLAS POIS ASSIM CORTARÃO OS GASTOS E FARÁ COM QUE ESSES SERVIDORES MAU INTENCIONADOS APRENDA DE FATO A VALORIZAR O DINHEIRO PÚBLICO E A EDUCAÇÃO COM UM TODO.O GOVERNADOR PRECISA FAZER UMA INVESTIGAÇÃO NESSA SECRETARIA E DESCOBRIRÁ MUITA SUGEIRA EMBAIXO DO TAPETE E COMO A EDUCAÇÃO FOI TRATADA COM DESCASO PELAS PESSOAS QUE OCUPARAM CARGOS DE CHEFIA EM VÁRIOS SETORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DIGO ISSO, COM CONHECIMENTO DE CAUSA , POIS FIZ VÁRIAS DENÚNCIAS DE MUITOS ABSURDOS QUE OCORRERAM NA ESCOLA EM QUE TRABALHO.ONDE PAIS E ALUNOS ESTAVAM SENDO ENGANADOS , LUDRIBIADOS DE VÁRIAS MANEIRAS PELA EQUIPE GESTORA E QUAL NÃO FOI A MINHA SURPRESA QUE ALÉM DE NÃO TOMAREM NENHUMA PROVIDÊNCIA ESTÃO ME PROCESSANDO POR TER FEITO A DENÚNCIA , APESAR DAS PROVAS APRESENTADS E CONSTATADAS.ESPERO(NÃO POR VINGANÇA E NEM POR QUESTÃO PESSOAL)QUE O SECRETÁRIO POSSA ESCOLHER PESSOAS SÉRIAS , CAPACITADS, COMPETENTES E COMPROMISSADAS PARA OCUPAR CARGOS IMPORTANTES NESSE ÓRGÃO. E ASSIM A EDUCAÇÃO GANHARÁ O DESTAQUE QUE MERECE E PRECISA.ENTÃO , TROQUE DE COMANDO EM TODOS OS SETORES, COLOQUE ESSAS PESOAS PARA DAR AULAS QUEM SABE , TALVEZ,NA SALA DE AULA, IRÃO APRENDER A SEREM REALMENTE ...PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

positivo
0
negativo
0

1 comentários