FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito de Cuiabá, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), se reúne na noite desta sexta-feira (4), com os 11 vereadores de seu grupo político, que formarão a nova legislatura na Câmara Muncipal para debater a candidatura à presidência da Mesa Diretora da Casa.
“Não sabemos quem do nosso grupo poderá disputar, mas é claro que eu desejo que quem vença às eleições para a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá seja do nosso grupo político e nosso aliado de primeira hora”, declarou Emanuel.
Emanuel recebe os 'convidados' em sua casa com o objetivo de que do jantar saia um consenso por um representante do grupo governista para o comando do Legislativo cuiabano.
“Nós já temos a maioria na Câmara. Quatro vereadores vieram para o nosso lado, fato que nos deixa com 15 no Parlamento, pois elegemos 11 em nosso grupo”, disse Pinheiro.
A reunião é necessária porque sete vereadores eleitos estariam articulando disputar a presidência. Entre eles está o segundo mais votado, Misael Galvão (PSB), que não esconde a intenção. O primeiro mais votado, vereador Toninho de Souza (PSD), que é do grupo adversário, tem desconversado a intenção de concorrer ao posto. Outro vereador que apresenta grande interesse pelo comando do Legislativo cuiabanp é Juca do Guaraná (PTdoB), que deixou seu nome á disposição.
“Não sabemos quem do nosso grupo poderá disputar, mas é claro que eu desejo que quem vença às eleições para a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá seja do nosso grupo político e nosso aliado de primeira hora”, declarou o prefeito eleito após conceder entrevista coletiva sobre sua visita à Prefeitura de Cuiabá.
A presidência da Câmara, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora comandará um orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) do município de Cuiabá, de aproximadamente R$ 45 milhões. Neste ano o repasse do duodécimo da Casa de Leis foi de R$ 39,5 milhões.
Além disso, Emanuel voltou a afirmar que quatro vereadores eleitos pelo grupo adversário já teriam abandonado a oposição e teriam passado a fazer parte de sua base aliada na Casa de Leis. “Nós já temos a maioria na Câmara. Quatro vereadores vieram para o nosso lado, fato que nos deixa com 15 no Parlamento, pois elegemos 11 em nosso grupo”, disse Pinheiro.