FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), deve anunciar, nesta segunda-feira (7), o coordenador de sua equipe de transição de governo para atuar junto ao grup já definido para desenvolver a tarefa, na Prefeitura de Cuiabá.
Já os nomes que devem compor o secretariado, o peemedebista deve revelar somente em dezembro, próximo do encerramento do período transitório. O coordenador de transição por parte do atual prefeito, Mauro Mendes (PSB), é o vereador eleito Gilberto Figueiredo (PSB), que também já atuou como secretário de Educação da capital e deve trabalhar paralelamente à equipe do prefeito eleito.
Emanuel não citou quem ocupará a função, mas adiantou que a escolha será pessoal por critérios estabelecidos por ele próprio. Outro ponto destacado pelo prefeito eleito é de que o coordenador não irá necessariamente atuar como secretário de município, quando tomar posse em janeiro.
“Quero aqui deixar bem claro que a pessoa que eu escolher para ser o coordenador de transição não necessariamente irá ocupar uma Secretaria no município".
“Quero aqui deixar bem claro que a pessoa que eu escolher para ser o coordenador de transição não necessariamente irá ocupar uma secretaria no município. Provavelmente o coordenador de transição será somente o coordenador de transição”, disse Pinheiro em entrevista.
Emanuel tem vários nomes com experiência que poderão atuar na função e desempenhar o papel de entender como está a administração pública municipal para poder se adequar à realidade. Conversas de bastidores dão conta que um dos nomes mais cotados para assumir o posto é o do ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho, que tem simpatia do PMDB e possui bom trânsito no meio político.
“Ninguém está descartado, mas ainda não tem nada definido. Quero pensar sobre o assunto e indicar alguém que tenha capacidade para fazer a transição. Osvaldo Sobrinho é um bom nome, mas possuo outros bons nomes e é por isso que tenho que avaliar”, comentou.
O ex-vice-governador tem papel e opinião preponderante, já que seu filho Niuan Ribeiro é o vice-prefeito eleito na chapa de Emanuel.