CELLY SILVA
DA REDAÇÃO
A nova gestão da Prefeitura de Cuiabá, a partir de 1º de janeiro de 2017, além do novo gestor Emanuel Pinheiro (PMDB), pode trazer também outros nomes do mesmo partido, liderado pelo 'cacique' Carlos Bezerra (PMDB) que, na visão do analista político Onofre Ribeiro, pode ser uma “complicação”. Isso porque o professor acredita que o prefeito já terá, no primeiro momento, a dificuldade em contar com o apoio do governador Pedro Taques (PSDB) para enfrentar a crise econômica, já que Taques sempre fez críticas ferrenhas ao que chama de “grupo de Silval, grupo da corrupção”.
"Como eles têm aquela linha de ‘ajudei a eleger, quero ajudar a governar’, esse pessoal está precisando urgentemente de poder e muito poder. Eles vão ser outro complicador na vida de Emanuel Pinheiro”, disse Onofre sobre os peemedebistas.
Segundo Onofre o grupo aliado de Emanuel poderá ser um empecilho por conta da “sede de poder”. “No primeiro momento, eles [Pinheiro e Taques] vão ter que começar a conversar. No segundo momento, eu vejo que o Emanuel Pinheiro tem com ele um grupo complicado, Carlos Bezerra, Valtenir Pereira..., são viúvas do Silval Barbosa [ex-governador do PMDB]. Eles estão afastados do poder. Eles estão ansiosos por poder. Como eles têm aquela linha de 'ajudei a eleger, quero ajudar a governar’, esse pessoal está precisando urgentemente de poder e muito poder. Eles vão ser outro complicador na vida de Emanuel Pinheiro”, disse ao .
"Cuiabá é o maior colégio eleitoral. Então, olhando para 2018, o PMDB vai tentar colonizar o Emanuel Pinheiro e tentar colonizar Cuiabá para vencer a eleição, para ter espaço político em 2018”, prevê o analista.
O fato de o prefeito eleito não ter uma longa trajetória dentro do partido (ele se filiou em março deste ano) também é um fator que o tornaria “refém da influência dos caciques e, por consequência, pode tornar os cuiabanos reféns da corrupção que já assolou o Estado de Mato Grosso", na avaliação de Onofre Ribeiro.
“Ele não é cacique. Ele vai ter que se submeter ao cacique, que em Mato Grosso é o Carlos Bezerra. E o Carlos Bezerra traz consigo, historicamente, uma série de viúvas, que estão buscando poder em Cuiabá. E Cuiabá é o maior colégio eleitoral. Então, olhando para 2018, o PMDB vai tentar colonizar o Emanuel Pinheiro e tentar colonizar Cuiabá para vencer a eleição, para ter espaço político em 2018”, prevê o analista.
Quem tem um pensamento diferente é o analista político Alfredo da Mota Menezes, que vê em Emanuel Pinheiro um político de carreira, que não se deixará levar dessa forma. Alfredo também pondera que não é possível fazer especulações até porque o secretariado municipal ainda nem foi montado.
“Nós temos que ver como é que ele vai compor a equipe dele, ainda não dá para saber. Eu não acho que o Silval vai ter força para indicar alguém, nem Riva, nem Eder, mas o restante do PMDB tem que ficar de olho, ver como é que ele vai formar a equipe”, disse Menezes ao .
"Eu não acho que o Silval vai ter força para indicar ninguém, nem Riva, nem Eder, mas o restante do PMDB tem que ficar de olho, ver como é que ele vai formar a equipe”, disse Menezes.
Alfredo da Mota também acredita que Emanuel não irá deixar que ambições eleitoreiras interfiram em sua gestão logo de início. Isso porque ele, no primeiro momento, deverá focar na gestão da cidade e não na eleição de 2018, como avalia Onofre Ribeiro.
“Eu não acho que o Emanuel vai entrar por essa logo agora. 2018 ainda está muito longe. Mas se puxarem muito pra lá e o outro pra cá, radicaliza. Eu acho que o Emanuel, que é político, que tem habilidade, não vai ir por aí, precisa do governo também”, disse lembrando da importância da relação com o governador Pedro Taques.
"Eu acho que o Emanuel, que é político, que tem habilidade, não vai ir por aí, precisa do governo também”, opinou.
Alternativa à interferência partidária
De acordo com o professor Onofre Ribeiro, uma estratégia que Emanuel Pinheiro pode utilizar para frear as intenções de seu grupo partidário pelo poder, seria montar um conselho de pessoas “experientes e desinteressadas” que possam lhe ajudar a conversar com a sociedade e entender o que ela deseja, composto por ex-prefeitos, ex-deputados, ex-governadores, que já estejam fora do jogo político e que, portanto, não teriam nenhuma ambição.
“Se o Emanuel Pinheiro quiser ter sucesso e ele lutou para isso, é justo que ele tenha, ele precisa estabelecer uma linha independente de linguagem com a sociedade e criar um grande conselho político experiente e maduro, que seja capaz de interpretar o que pensa a sociedade. Interpretar a entrega para o prefeito para ele poder fazer a gestão”.
Onofre Ribeiro ressalta que apesar de eleito, Pinheiro não obteve a aprovação da maioria dos cuiabanos. “Se ele for fazer gestão do grupo do partido dele com a sociedade, ele está ferrado! Ele representa menos de 40% do eleitorado, então, ele precisa de um canal eficiente e maduro que o ajuda a governar, que o ensine a governar. Tem muita gente que é experiente e sem ambição, que dê a ele um respaldo de credibilidade para ele governar e, ao mesmo tempo, tirar a sede do PMDB”, aconselha Ribeiro.
Marcondes Alencar 01/11/2016
Tchupa cambada de funcionário público.... vem trabalhar aqui fora... produzir... pagar impostos pra sustentar essa máquina de roubar e dar vantagens a esses políticos e seus cupinxas.... e aí vão ver o que é perder 30..40% dos ganhos causados pela crise petista e ficar exigindo radicalmente um aumento de 12%.... cambada. Agora vejam na fria que nos meteram. Todos sairemos perdendo!
silvio 01/11/2016
O que eu já havia dito antes. Quem MANDA no PMDB é o Carlos Bazerra. Quem acreditou na conversa do Emanuel de que ele não tem cabresto, infelizmente dançou. Ele não tem apoio do governo. Não tem maioria na câmara. Ou seja, vcs vão ver Cuiabá afundar.
OZELITO JOSETTI DE OLIVEIRA 01/11/2016
Isso já estava previsto! Com certeza ele vai querer Governar! Ja deve estar com a lista pronta! Onde ele vai colocar os seus! Vamos esperar para ver! kkkkkkkkkkkk
3 comentários