facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

10 de Setembro de 2016, 16h:54 - A | A

POLÍTICA / DIREÇÃO DA ASSEMBLEIA

‘Ele fala demais’, diz Botelho sobre críticas de Viana à nova Mesa Diretora

O pedetista disse em entrevista que além de envergonhar a imagem da Assembleia Legislativa, o grupo que se sagrou vencedor, comandado pelo socialista, tinha a “marca” do governador.

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



Diante da crítica do deputado Zeca Viana (PDT) sobre a composição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que iria “envergonhar ainda mais o Parlamento no próximo ano”, o presidente eleito da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (PSB), aproveitou o evento de comemoração da Independência do Brasil, realizado nesta semana, para responder a afirmação da parlamentar. “Entendo que foram críticas eleitoreiras, mas ele fala demais na Assembleia”, respondeu Botelho.

Botelho negou qualquer interferência de Taques sobre a vitória do grupo. De acordo com ele, o momento em que Viana fez a afirmação foi “no calor da disputa, além do nervosismo que todos os deputados estavam passando naquele período”.

A fala de Zeca veio no dia da eleição da Mesa Diretora, quando não conseguiu montar uma chapa do chamado bloco dos independentes para concorrer com o grupo liderado por Botelho. Na ocasião, o pedetista disse em entrevista que além de envergonhar a imagem da Assembleia Legislativa, o grupo que se sagrou vencedor, comandado pelo socialista, tinha a “marca” do governador do Estado Pedro Taques (PSDB), numa referência que possa ter havido interferência do chefe do Executivo sobre a vitória do grupo.

“Ele [Zeca] já até veio falar comigo e já esta tudo certo. Foi só no momento”, disse à reportagem.

“Nós passamos a partir do ano que vem a envergonhar mais a população que nos elegeu. Isso mostra que não somos incapazes de tomar uma decisão nossa, de nossa responsabilidade. Isso é muito ruim para quem votou e acreditou em nós”, disse o parlamentar que reforçou que os membros da Mesa Diretora seria totalmente “indicados” pelo Executivo.  

Botelho negou qualquer interferência de Taques sobre a vitória do grupo. De acordo com ele, o momento em que Viana fez a afirmação foi “no calor da disputa, além do nervosismo que todos os deputados estavam passando naquele período”. O socialista ainda disse Viana já teria voltado atrás sobre sua fala e que, inclusive, já teria aberto o diálogo com ele. “Ele [Zeca] já até veio falar comigo e já esta tudo certo. Foi só no momento”, disse à reportagem.

Sem outra chapa para concorrer, o grupo encabeçado por Botelho foi eleito com 21 votos. Dos 24 deputados, três votaram contra. Os opositores à chapa, que irá comandar a Casa no biênio de 2017/2018, foram Viana,a  deputada Janaina Riva (PMDB) e o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB).

A composição vencedora ficou com Botelho na presidência, Gilmar Fabris (PSD) na vice-presidência e o deputado Max Russi (PSB) na 2ª vice-presidência. A 1ª secretaria ficará a cargo do atual presidente Maluf, enquanto que a 2ª secretaria será conduzida por Ondanir Bortolini (PSD). Nas 3ª e 4ª secretarias foram escolhidos Baiano Filho (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB), representando o “bloco dos governistas”, respectivamente. 

Comente esta notícia

Jorge 11/09/2016

Quando. A verdade é verdadeira el dói em quem ouve, e o caso dessa discussão Pedro taques disse o que era para ser feito e os bonecos de ventríloquos executam.

positivo
0
negativo
0

nana 10/09/2016

Está uma verdadeira bagunça o Legislativo. Perdeu valor. Todos os deputados desmoralizados inclusive o senhor. Tenho vergonha de o senhor ser o novo presidente. Apoiados de Janete Riva e Pedro Taques ao mesmo tempo na disputa para governador. De noite era Janete que apoiava e de dia era Pedro Taques. Lamentável para o Estado.

positivo
0
negativo
0

2 comentários