facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

01 de Setembro de 2016, 10h:58 - A | A

POLÍTICA / TRÊS FORAM CONTRA

Com 21 votos, Botelho é eleito novo presidente da Assembleia Legislativa

Logo após o resultado, Botelho usou a tribuna para negar que a chapa comandada por ele tenha "saído do Palácio Paiaguás" e ressaltou que este trabalh viria desde a legistura passada

DA EDITORIA



Com 21 votos favoráveis o deputado Eduardo Botelho (PSB) acaba de ser eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, que irá comandar a Mesa Diretora no biênio 2017/2018. Apenas três dos 24 deputados votaram contra à chapa eleita. Os contrários seriam a deputada Janaina Riva (PMDB), e os deputados Emanuel Pinheiro (PMDB) e Zeca Viana (PDT).

Logo após o resultado, Botelho usou a tribuna para negar que a chapa comandada por ele tenha "saído do Palácio Paiaguás" e ressaltou que este trabalh viria desde a legistura passada.

Logo após o resultado, Botelho usou a tribuna para negar que a chapa comandada por ele tenha "saído do Palácio Paiaguás" e ressaltou que este trabalh viria desde a legistura passada. O presidente eleito, que assume o posto no dia 1 de fevereirio de 2017, refutou as críticas de que o Legislativo seja um "puxadinho" do governo, e afirmou que irá trabalhar como líder e não como chefe.

Os contrários seriam a deputada Janaina Riva (PMDB), e os deputados Emanuel Pinheiro (PMDB) e Zeca Viana (PDT).

Assume como primeiro secretário, o atual presidente, deputado Guilherme Maluf (PSDB). Os demais cargos da Mesa Diretora foram distribuídos da seguinte forma: 1º vice-presidente, deputado Gilmar Fabris (PSD), deputado Max Russi (PSB) na 2ª vice-presidência e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD) na 2ª secretaria. Nas 3ª e 4ª secretarias foram escolhidos Baiano Filho (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB), representando o “bloco dos governistas”.

Dos sete deputados que não compõem a base governista, quatro votaram na chapa única, comandada por Botelho.

Antes da votação, o deputado Zeca Viana usou a tribuna para declarar que não votaria na chapa, que ele considera ter sido “montada” pelo governo do Estado, mas ressaltou que havia “liberado” os demais deputados “independentes” para votarem conforme a consciência de cada um.

PRESIDENTE ELEITO

Em seu primeiro discursso como presidente eleito, Botelho afirmou que não mudará seu comportamento com os demais parlamentares. ""Não vou mudar. Dinheiro pode mudar as pessoas. Eu já tive dinheiro e não mudei. Poder passa e nós vamos todos para o mesmo lugar", declarou.

ATUAL PRESIDENTE

Antes das votação, o presidente da casa de Leis, deputado Guilherme Maluf (PSDB), fez uso da palavra, na tribuna do Plenário para agradecer a confiança depositada à atual Mesa Diretora que começou os trabalhos em fevereiro de 2014 e que encerra sua atuação em 30 de janeiro de 2017.

Maluf destacou que a atual gestão representa um “divisor de águas” por estabelecer medidas de redução de gastos e um trabalho de recuperação da confiança da sociedade.

OPOSIÇÃO

Representando o “bloco dos independentes” o deputado Zeca Viana (PDT), fez uso da tribuna para criticar a atuação da atual Mesa Diretora, à qual ele chamou de “puxadinho do Palácio Paiaguás”. O pedetisla lembrou que há tempos a Assembleia devolveu dinheiro para que o governo do Estado comprasse ambulâncias para atender as necessidades do interior de Mato Grosso e que até então, as unidades não foram entregues. “Para mim isso se chama ingestão. Infelizmente o governo não levou a sério. Deveríamos ser mais sérios e exigir que essas ações fossem feitas, e essa é a diferença da Mesa independente”, disparou.

Viana ainda declarou ser totalmente contra a formação da chapa da nova Mesa Diretora, porque segundo ele, seria essa formada por indicação do governo do Estado.

VEJA VÍDEO

 

 

Comente esta notícia