Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

08 de Janeiro de 2015, 20h:16 - A | A

POLÍTICA / PRIMEIRO DA LISTA

Analista prevê recondução de Paulo Prado à chefia do MPE

Para Menezes, a explicação é simples. Paulo Prado é o primeiro colocado na lista tríplice entre os três mais votados na eleição que ocorreu em 10 de dezembro do ano passado no MPE.

RepórterMT

Paulo Prado teve 147 votos entre os 213 votantes. Os outros dois candidatos são o promotor de Justiça Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Paulo Prado teve 147 votos entre os 213 votantes. Os outros dois candidatos são o promotor de Justiça Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



O analista político Alfredo da Mota Menezes acredita que o governador Pedro Taques (PDT) deve reconduzir o atual procurador-geral do estado, Paulo Prado, para comandar o Ministério Público Estadual no biênio 2015/16.

Para Menezes, a explicação é simples.  Paulo Prado é o primeiro colocado na lista tríplice entre os três mais votados na eleição que ocorreu em 10 de dezembro do ano passado no MPE.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Paulo Prado teve 147 votos entre os 213 votantes. Os outros dois candidatos são o promotor de Justiça Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira. “O governador Pedro Taques vai ter de levar em consideração essa votação do Prado. Isso é um plus a mais pra ele nessa disputa”, comentou.

Prado enfrenta desgastes após ter seu nome envolvido na Operação “Ararath”, que apura crimes financeiros em Mato Grosso.

O Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (Ong Moral) protocolou semana passada uma Carta Aberta ao governador pedindo que ele não reconduza Prado ao cargo por entender que as denúncias ainda não foram esclarecidas. 

Prado, entretanto, negou nesta quarta-feira (7) ao RepórterMT que seja investigado na Operação, e chegou a desafiar que a imprensa mato-grossense encontre procedimentos contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quinta-feira (8), um relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado revela suspostas irregularidades na concessão de Cartas de Crédito a membros do Ministério Público. Entre os beneficiários está Paulo Prado.

Em nota à imprensa, o Ministério Público se posicionou sobre o assunto.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Assessoria de Imprensa, esclarece que, até o momento, o Tribunal de Contas do Estado não realizou nenhum julgamento contrário à emissão de cartas de créditos para procuradores e promotores de Justiça. Destaca, ainda, que os auditores analisaram mais de 18.000 laudas de documentos relativos as férias e cartas de crédito e não foi apontada sequer uma carta de crédito ou um período de férias emitida ou deferida de forma irregular.

Conforme o Ministério Público, a única constatação desfavorável do relatório, que motivou a equivocada conclusão da auditoria, foi que o sistema de verificação e acompanhamento das férias dos membros do Ministério Público era, na época, manual, o que poderia, hipoteticamente, permitir a ocorrência de erros, fato que não aconteceu.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso reafirma a regularidade das cartas de crédito emitidas em favor dos membros como forma de pagamento de férias acumuladas e não usufruídas e tem a convicção que o Ministério Público de Contas e o Plenário do Tribunal de Contas reconhecerão a plena legalidade.

Comente esta notícia

Joaquim 09/01/2015

P p Silva. Leviano é o que os membros dessa respeita instituição vem fazendo com os pedidos de socorro dos seus funcionários. Há denúncias graves que devem ser apuradas. Como é que pode um órgão desses receber tantas reclamações, críticas e denúncias e ninguém fazer nada? Acredito, senhor, que alguma coisa muito errada está acontecendo no âmbito dessa Instituição. Pelo visto é parte dela, não? Faça alguma coisa então. Trabalhe em prol da sociedade, dos fracos e oprimidos, só assim, estará, de fato, exercendo o munus público que V. Exa. assumiu.

positivo
0
negativo
0

P p Silva 09/01/2015

Eu acredito que o sr governador vai respeitar a vontade da instituição e escolher o mais votado. Mesmo pq é leviano dizer que os votos foram bem pagos, pq é uma instituição composta por pessoas sérias e de bem. A instituição está passando por um momento difícil, mas isso diz respeito a eles, que saberão tomar a atitude correta e o que vale mais é o papel que sempre desempenharam na sociedade. Acredito no trabalho da instituição que continuará exercendo sua função com imparcialidade e sempre buscando a verdade.

positivo
0
negativo
0

Joaquim 09/01/2015

Mato Grosso precisa de um Ministério Público forte, limpo, sem mácula. Só isso! Quem é que vai representá-lo? Paulo? Edmilson? Gahyva? Acredito no discurso do sr. governador. Aliás, todos os matogrossenses esperam isso. Que ele escolha o melhor para atual circunstância.Os que votaram só poderiam votar no Paulo, claro, estão sendo muito bem pagos para isso. Mas veja que tiveram exceções. Poucas, mas o suficiente para perceber que ali nem todos são iguais. Vamos esperar. Mas uma coisa é certa, os votos que o Paulo recebeu não traduz a realidade, de que ele é o melhor para o Ministério Público. Com certeza é para os seus companheiros, mas e para a sociedade, será???

positivo
0
negativo
0

3 comentários