Cuiabá, 25 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Outubro de 2026

25 de Outubro de 2026, 12h:12 - A | A

POLÍTICA / CORRIDA PRESIDENCIAL

Abilio aposta em vitória de Flávio Bolsonaro com até 54% e prevê aumento de 200 mil votos em Mato Grosso

Prefeito de Cuiabá analisou o comportamento das abstensões no segundo turno e reforçou o otimismo com o resultado das urnas.

Vanessa Moreno/ Repórter MT

Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini falou sobre as expectativas para a apuração do segundo turno das eleições presidenciais.

Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini falou sobre as expectativas para a apuração do segundo turno das eleições presidenciais.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
VANESSA MORENO



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se mostrou otimista em relação ao resultado do segundo turno das eleições presidenciais que ocorrem neste domingo (25). Durante entrevista concedida enquanto acompanhava a movimentação das urnas, ele estimou que Flávio Bolsonaro (PL) conquistará uma vitória expressiva no país, variando entre 53% e 54% dos votos válidos.

Nacionalmente, Flávio terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos, totalizando 56.104.503 votos, contra 45,16% de Lula, que ficou sem segundo lugar com 53.879.538 votos válidos

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Abilio fez uma projeção específica para o desempenho do aliado em Mato Grosso, Estado majoritariamente bolsonarista, afirmando acreditar que Flávio ampliará significativamente a margem obtida no primeiro turno.

Em Mato Grosso, Flávio teve 1.298.581 votos, o que representa 65,15% dos votos no Estado, superando Lula, que registrou 581.681 votos, sendo 29,18% dos votos válidos.

"A expectativa é muito positiva, a gente acredita num resultado favorável. Eu acredito que o Flávio vai ter em torno de 53%, 54% dos votos, ser uma votação expressiva para que a gente possa conduzir o país com tranquilidade [...]. Mato Grosso vai aumentar 200 mil votos para o Flávio Bolsonaro. Se eu chutar uma diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro nacional, esses votos eu acho que vai dar de 2 a 3 milhões, para um pouco mais", projetou Abilio.

Questionado sobre os confrontos e acirramentos registrados na reta final da campanha em diferentes pontos do estado e do país, o prefeito reprovou os atos de agressividade e cobrou serenidade dos adversários.

"Acho que o pessoal do PT está perdendo a cabeça e não deve conduzir a política desse jeito. Acho que a política através da violência, tanto física quanto de outras formas, não vai conduzir a um bom resultado. A esquerda tem que colocar a cabeça no lugar, aceitar a circunstância como que é e não agir para esse tipo de atitude", criticou o gestor municipal.

Análise sobre abstenção e indecisos

Conforme a Justiça Eleitoral, foram 2.300.798 votos em branco e 3.674.249 nulos nos dados gerais do primeiro turno.  O número de abstenções representou 21,08% do eleitoral geral, o que significa que 33.469.244 de eleitores não foram votar no primeiro turno.

Abilio avaliou que o índice de abstenção nem sempre reflete desinteresse político, mas sim limitações de saúde ou logístico. Além disso, ponderou que a forte mobilização promovida nas últimas semanas deve conter a queda no comparecimento.

"Muitas dessas abstensõe são por indisponibilidade física [...], uma grande parcela não foi porque está internada no hospital, numa outra condição de saúde, viajando ou a trabalho. [...] A tendência geralmente é aumentar as abstensões no segundo turno, mas como foi muito mobilizada essa questão, acredito que deve ficar entre a mesma coisa ou um pouquinho a menos", concluiu.

 

Veja o vídeo:

Comente esta notícia