facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

14 de Setembro de 2022, 09h:10 - A | A

POLÍCIA / FAKE PERSON

Esquema no Detran liberou centenas de CNHs sem teste para dirigir

Equipes da Deccor e do Detran apuraram que cerca de 200 CNHs teriam sido expedidas de forma ilegal por um servidor, que ocupava cargo de gerente.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (14) contra duas autoescolas e um servidor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Cuiabá, acusados de participação em um esquema de emissão de carteiras nacionais de habilitação (CNH), de maneira fraudulenta, em todo o estado.

De acordo com a assessoria da corporação, a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) recebeu uma denúncia, encaminhada pela presidência do Detran-MT, de que a Diretoria de Habilitação do órgão, constatou que dezenas de habilitações teriam sido expedidas de maneira fraudulenta, sem atender aos requisitos mínimos exigidos na lei.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Durante diligências, as equipes de investigação da Deccor, em conjunto com a Diretoria de Habilitação do Detran, apuraram que cerca de 200 CNHs teriam sido expedidas sempre por um mesmo servidor que ocupava cargo de gerente no órgão.

Esquema fraudulento

O esquema consistia na introdução, pelo servidor do Detran, de dados falsos de condutores no sistema do órgão como se possuíssem habilitação no exterior e estivessem emitindo a CNH no Brasil, o que possibilitaria a aquisição da habilitação sem a necessidade de se submeter a exames teóricos, práticos, psicológicos e médicos, uma vez que, em tese, o condutor já seria habilitado no estrangeiro.

Os investigadores constataram que dezenas de condutores beneficiados no esquema criminoso jamais residiram no exterior e nunca possuíram habilitação estrangeira, estando atualmente habilitados sem terem se submetidos a qualquer exame pelo órgão de trânsito.

Em continuidade às diligências, a equipe da delegacia especializada constatou que o mesmo servidor do Detran-MT foi responsável por alterar, de maneira fraudulenta no sistema, categorias de habilitação sem que os condutores se submetessem a qualquer tipo de exame, permitindo, por exemplo, a condução de veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros.

Tudo sem que o condutor tenha feito qualquer curso ou tenha sido examinado pelo Departamento de Trânsito para atestar suas capacidades, colocando em risco toda a coletividade.

Os policiais da Deccor apuraram ainda que vários condutores, cujas habilitações foram obtidas ilegalmente, haviam sido reprovados anteriormente nos exames práticos e teóricos realizados pelo Detran. Posteriormente, eles ingressaram no sistema do órgão como estrangeiros habilitados.

A operação de hoje visa o cumprimento de mandados de busca e apreensão em três endereços em Cuiabá, dentre eles duas autoescolas investigadas por suposta participação no esquema criminoso e na residência do servidor público responsável pelas fraudes, que teve ainda o afastamento público de suas funções no Detran-MT.

Comente esta notícia

Laércio 15/09/2022

Tem que dar nomes aos bois, citar sim o nome das auto escolas, e não generalizar, a culpa é do próprio Detran que proteje essas auto escolas

positivo
0
negativo
0

Rafael 14/09/2022

Só isso? Tem que investigar melhor, a tirar pela conduta dos motorista por Cuiabá, imagina-se que metade não deva ter CNH.

positivo
0
negativo
0

Ivaneide 14/09/2022

Parabéns precisa de mais fiscalização em São Paulo, parabéns aos envolvidos!!!!

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1