facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

24 de Março de 2023, 12h:55 - A | A

POLÍCIA / FIQUE ALERTA

Bandidos enviam e-mails falsos do Detran ameaçando cassar CNH para aplicar golpes

Em caso de ofertas de facilidades para obter CNH, cidadão também pode estar cometendo crime e muitas vezes nem recebe o documento.

DO REPÓRTER MT



Bandidos estão se passando por funcionários Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e aplicando golpes por e-mail, referente à cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), site falso de compra de veículos de leilão, além de ofertas de facilidades na venda de CNH.

A mensagem enviada por e-mail pelos golpistas, para informar sobre a possível cassação da CNH, contém o seguinte texto: “Venho informar que consta em meu sistema uma cassação aberta em sua CNH. Aperte no botão abaixo para saber mais informações”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O Detran informa que a notificação da decisão administrativa de cassação de CNH é enviada pela autarquia pelos Correios e também publicada no Diário Oficial do Estado, mas nunca enviada por e-mail ou aplicativo de mensagem.

“Muitas vezes a pessoa recebe a mensagem por e-mail e acaba clicando em algum arquivo malicioso para instalação de vírus ou outra prática criminosa com os dados da pessoa”, observou o diretor de Habilitação e Veículos, Alessandro de Andrade.

Os criminosos também fizeram uma página na internet divulgando a venda de veículos em leilão como se fosse do Detran. O órgão esclarece que os leiloes são elaborados e tem editais divulgados no próprio site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Também estão circulando em grupos de aplicativo de mensagens anúncios com ofertas de facilidades para compra de CNH. Porém o Detran reforça que nenhuma habilitação é emitida pelo órgão sem o cumprimento de todas as etapas obrigatórias.

"O Detran preza pela segurança no trânsito e a preservação de vidas, e por isso tem um processo criterioso para a obtenção da CNH. Só é habilitado quem realmente está apto a conduzir nas vias públicas", ressaltou o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos.

O Detran ressalta ainda que o cidadão quando tenta burlar o sistema também está incorrendo em crime, e os golpistas se beneficiam disso porque geralmente não há denúncia.

“Os golpistas recebem parte do dinheiro e não entregam o documento. E quando entregam esses documentos falsos, os mesmos não possuem dados cadastrados no sistema do Detran, ou seja, o cidadão procura pela facilidade e ainda fica no prejuízo de ficar sem a CNH e sem o dinheiro que pagou”, alertou o diretor de Habilitação e Veículos, Alessandro de Andrade.

Comente esta notícia