facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

26 de Janeiro de 2023, 08h:44 - A | A

PODERES / MOBILIDADE URBANA

Kalil: BRT é o que vai resolver o problema de Várzea Grande

O Governo de Mato Grosso já deu início às obras de implantação do novo modal, com a remoção dos trilhos do VLT.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) voltou a defender na manhã desta quinta-feira (26), o Bus Rapid Transit (BRT) que começou a ser implantado na Cidade Industrial pelo Governo de Mato Grosso. Para ele, apesar de parte da população defender a permanência do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), será o novo modal que irá resolver o problema do município.

“O cidadão opta pelo VLT que é um transporte mais moderno, mas o que vai resolver o nosso problema é o BRT”, afirmou em entrevista para o programa Bom dia MT, da TVCA.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As obras do VLT em Mato Grosso, que tiveram início em 2014, desencadearam um enorme escândalo de corrupção no estado. O ex-governador Silva Barbosa, responsável por implementar as obras do modal, que estava previsto para a Copa do Mundo daquele ano, acabou preso após o esquema ser revelado.

Estima-se que o Estado investiu mais de R$ 1 bilhão para implantação do modal, mas apesar do alto investimento, a obra nunca foi concluída. Pouco mais de 10 anos depois, após estudos realizados pelo Governo do Estado na gestão de Mauro Mendes (União Brasil), foi apontado a necessidade de troca do VLT pelo BRT.

Com isso, uma batalha jurídica se deu entre o governador e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) que é contra a troca. O imbróglio chegou ao fim no ano passado, quando o Estado conseguiu na Justiça autorização para dar início às obras.

Em dezembro, os trilhos do VLT começaram a ser removidos da cidade de Várzea Grande.

De acordo com Baracat, a cidade foi a mais penalizada com esse escândalo e os mais de 10 anos de obras inacabadas.

“Eu era a favor de que resolvesse o problema, seja o VLT ou o BRT, isso lá atrás, quando ainda candidato. O que não poderia ficar é a cidade de Várzea Grande continuar a pagar um preço alto e com vidas. Várias vidas foram ceifadas ali na Avenida da FEB e quem pagou por isso? Empresas fecharam, desemprego, mas agora devido aos estudos que foram feitos, foi optado pelo BRT”, disse.

“Eu apoio porque vai resolver o problema da cidade, o que não pode é a cidade ficar pagando. Fomos até matéria nacional, as pessoas questionando essa cicatriz que ficou no meio da cidade. Então eu preciso que resolva o problema, a população de Várzea Grande quer que resolva”, completou.

Terminal integrado

Em relação às obras do novo modal, o prefeito explicou que o município vai ganhar um novo terminal que vai acomodar os dois modelos de transporte público coletivo.

"Vai ser colocado o BRT para funcionar dentro da região metropolitana, o terminal vai passar por uma reforma, uma nova adequação, vai ser demolido e construído e vamos mudar essa realidade dentro da cidade", explicou.

Ele acrescentou, que essa é uma tratativa feita entre o município e a Secretaria de Infraestrutura do Estado. 

"É uma tratativa que está sendo feita dentro da secretaria. Já está garantida a reforma. Vai ser feito um plano de mobilidade dentro da cidade que vai contemplar o BRT e o transporte coletivo que são os ônibus", finalizou.

Leia mais

Mauro assina contrato para construir BRT em Cuiabá; Valor chega a R$ 500 milhões

Governo retira trilhos do VLT para começar obras do BRT

STF valida BRT, enterra VLT e dá competência de julgar ao TCE

Comente esta notícia