facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

20 de Janeiro de 2023, 16h:12 - A | A

PODERES / MESA DIRETORA

Botelho reúne deputados para esclarecer que PEC não o impede de ser reconduzido à presidência

A reunião ocorre na próxima segunda-feira (23), com todos os membros da atual Mesa Diretora

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), convocou uma reunião com os demais membros da Mesa Diretora, onde será debatida a PEC nº 108/2023, que traz novas normas para as próximas eleições do Legislativo Estadual, impedindo a recondução para os mesmos cargos. Na reunião, Botelho pretende esclarecer que a PEC, promulgada nesta semana, só terá efeito a partir da eleição da Mesa para o segundo biênio da 20ª legislatura, ou seja, 2025-2027.

"O presidente destaca, ainda, a importância da Emenda à Constituição nº 108/2023, que irá nortear as eleições das mesas diretoras a partir do segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-janeiro de 2027), não permitindo mais a recondução", diz o comunicado de Botelho, enviado à imprensa nesta sexta-feira (20).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Botelho pretende disputar a reeleição como presidente da Mesa Diretora pela quarta vez. Ele tenta convencer Max Russi (PSB), atual 1º secretário, a desistir da concorrência e, mais uma vez, fecharem chapa única. Para bater o martelo sobre um possível consenso, convocou uma reunião para a próxima segunda-feira (23).

"O deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, comunica a realização de uma reunião da Mesa Diretora na próxima segunda-feira (23) para que os parlamentares discutam sobre o edital referente à posse dos deputados e deputada, e eleição da Mesa Diretora que ocorrerá no dia 1º de fevereiro deste ano."

Botelho quase foi impedido de entrar no pleito deste ano, por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas ele foi beneficiado com um novo entendimento da própria Corte e está livre para concorrer novamente.

Max Russi também colocou seu nome para a disputa e, apesar de ter sido convidado para compor a chapa de Botelho, ainda não se decidiu sobre o assunto.

Na reunião, os membros da Mesa também definirão a cerimônia de posse dos deputados eleitos, prevista para 1º de fevereiro.

Comente esta notícia