facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Maio de 2024
20 de Maio de 2024

08 de Setembro de 2010, 17h:11 - A | A

PAPO RETO /

Secretário vistoria obras na Baía de Chacororé nesta sexta-feira



Secom-MT

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia fará nesta sexta-feira (10.09), uma inspeção das obras em andamento na Baía de Chacororé, localizada no município de Barão de Melgaço, 113 quilômetros ao Sul de Cuiabá. A visita técnica já estava prevista desde a semana passada e aguardava somente o início das obras nas barragens.

A terceira maior Baía do Pantanal enfrenta uma de suas piores secas. Segundo relatório feito por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), sobre o Sistema lacustre das Baias Chacororé e Siá-Mariana, a diminuição do nível da lâmina d’água foi ocasionada pelo escoamento das águas pelas laterais das barragens construídas nos corixos do Mato e Tarumã. Essas barragens foram construídas pela Secretaria em 1999 e reforçadas em 2000.

Para solucionar o problema de deplecção (redução drástica) no nível das águas nas baías, conforme recomendação dos técnicos, o secretário determinou que fosse realizada a limpeza nos rios Cupim e Água Branca que perderam seus leitos naturais e encontram-se cobertos por macrófitas. Esses dois rios são responsáveis por alimentar a Baía de Chacororé no período de estiagem.

Também serão recuperadas as três barragens localizadas nos corixos do Mato e Tarumã e, serão desobstruídas as bocas dos corixos que alimentam a baía.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia