facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Fevereiro de 2023, 10h:05 - A | A

PAPO RETO / ATAQUE AO JORNALISMO

Moraes desiste de quebrar sigilo de fonte da imprensa

DO REPÓRTER MT



Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), desistiu de pedir a quebra de sigilo dos veículos de imprensa. Após pedir a entrega de todos os materiais gravados em entrevistas do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O ministro havia imposto prazo e multas em caso de descumprimento da ordem.

Na sexta-feira (03), Moraes havia pedido quebrando o sigilo da fonte das amissoras CNN Brasil, GloboNews e revista Veja. A determinação era que os veículos entregassem a íntegra do conteúdo gravado das entrevistas de Marcos do Val, em que ele alegava um suposto plano golpista. Caso a decisão não fosse cumprida em até 5 dias, teriam de pagar multa de R$ 100 mil por dia.

No mesmo dia, o magistrado voltou atrás, mudando algumas palavras e retirando a multa pelo descumprimento da decisão. Para a Veja, a ordem seria de apresentar o “inteiro teor dos áudios já publicizados das entrevistas concedidas pelo Senador MARCOS DO VAL à publicação”. Enquanto da CNN e GloboNews, teria requerido “a íntegra de quaisquer entrevistas já publicizadas concedidas pelo Senador MARCOS DO VAL”. 

Em relaçaõ à CNN e GloboNews, não há a necessidade do pedido para as emissoras, uma vez que o material “publicizado” está disponível nos sites das mesmas. Já em relação ao áudio da entrevista à revista Veja, houve a necessidade já que são editados para dar mais clareza para serem publicados em formato de texto.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia