DO REPÓRTERMT
O presidente Lula vem "dilmando" cada vez mais. Em evento no Palácio do Planalto com sindicalistas de todo o país, Lula discursava sobre a modernização do sistema sindical quando falou das as dificuldades da eleição que venceu contra o então presidente Jair Bolsonaro, quando soltou a pérola.
"Foi a eleição mais difícil que participei na minha vida, foi a eleição que mais o adversário utilizou dinheiro; eu posso dizer pra vocês, que se juntar desde a proclamação da República, por Floriano Peixoto, sabe até a minha eleição, não se gastou metade do que o genocida gastou na campanha pra não deixar a gente voltar". A fala de lula começa depois de 1h30 min no vídeo.
Lula seguiu falando em fome e democracia e criticando Bolsonaro. culpando o ex-presidente pelo caos em Brasília no dia 8 de janeiro. A república foi proclamada em 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Floriano, era encarregado da segurança do ministério do Visconde de Ouro Preto, e se recusou a atacar os revoltosos. No ano seguinte aderiu ao movimento e acabou se tornando vice-presidente. Em 1891 assumiu o cargo máximo da república.
Durante o tempo em que esteve no poder contrapôs-se ao liberalismo, que era composto pela elite agrícola, especialmente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, em parte, também por membros da marinha. Foi nacionalista e favoreceu politicamente o exército, em especial os das escolas militares.
A centralização do poder foi importante em seu governo, uma vez que mesmo que Floriano não se identificasse totalmente com o positivismo, ele foi influenciado pela ideologia e o seu entorno era adepto, sendo composto por membros do chamado "tabernáculo da ciência", nome que ficou conhecido a Escola Militar da Praia Vermelha e por ex-combatentes da guerra do Paraguai, guerra essa que o próprio Floriano havia lutado. Em contraste, a oposição ao seu governo era majoritariamente formada por liberais, que nesse momento histórico defenderam a descentralização do poder. Assim, em março de 1892 foi publicado um manifesto conhecido como "Manifesto dos 13 Generais", que contestou a legalidade, legitimidade e o "autoritarismo" de Floriano, pedindo a realização imediata de uma nova eleição presidencial. No dia seguinte à publicação do manifesto mandou reformar e prender os signatários.
Vera Lúcia Souza 23/01/2023
#celsotessariravanini# Vc acha que ele vai resolver o problema do Brasil? Vc não entende nada, bem de política. Num discurso de tanta relevância, como vc falou (mas não é verdade), ele deveria ter se esmerado mais, um erro desse, não é errinho.
CELSO TESSARI RAVANINI 21/01/2023
Perderam seu tempo e exposição para notar uma pequenina fala em um discurso de tamanha relevância social. O país está quebrado, triturado por uma corja de bandidos ladrões assassinos genocidase etc..., e vcs. Perdendo seus momentos para falar disso?. Vocês são RASOS.
2 comentários