DO REPÓRTERMT
O chanceler alemão Friedrich Merz fez comentários desfavoráveis ao Brasil durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, na última semana. Ao exaltar o ambiente econômico e social da Alemanha, Merz citou a viagem que fez a Belém para a Cúpula de Líderes da COP30, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, e afirmou que os jornalistas que o acompanhavam ficaram “contentes” ao retornar ao país europeu.
Segundo a transcrição oficial do governo alemão, Merz relatou que perguntou aos profissionais de imprensa se alguém gostaria de permanecer no Brasil após o evento, e disse que “ninguém levantou a mão”. O discurso também foi publicado no site do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela federação do varejo Handelsverband Deutschland e pelo EHI Retail Institute.
"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", disse ele aos membros do setor, presentes no congresso.















