DO REPÓRTERMT
Uma situação inédita chama a atenção na Assembleia Legislativa de Mato Grosso: pela primeira vez na história do Legislativo Estadual, três mulheres exercem ao mesmo tempo o cargo de deputada.
Além da titular, deputada Janaina Riva (MDB), também estão em exercício as suplentes Professora Graciele (PT) e Valdeniria Dutra (PSB).
“Tenho dito que algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no Parlamento”, defendeu Janaina.
Professora Graciele reforçou o simbolismo desse momento e a necessidade da presença feminina nos espaços de tomada de decisões. A deputada Valdeniria celebrou a conquista e ressaltou a importância da representatividade feminina na política estadual. Ela enfatizou o avanço das mulheres nos espaços políticos e a necessidade de ampliar ainda mais essa presença.