facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Dezembro de 2024
08 de Dezembro de 2024

18 de Outubro de 2013, 08h:41 - A | A

OPINIÃO / MAIS DIÁLOGO

Estou desempregado, e agora?

Expor-se aos conhecidos nessa condição é desconfortável para algumas pessoas

GISELE MOREIRA



Estar desempregado para a maioria das pessoas é desmotivador e aumenta a ansiedade. O profissional acostumado com aquela rotina enquanto estava empregado, parece que perde totalmente a rotina e ganha incertezas sobre quando conseguirá um novo trabalho. Expor-se aos conhecidos nessa condição é desconfortável para algumas pessoas, mas se esconder é o pior caminho.

Estabelecer rotinas tanto voltadas para o profissional como para o lado pessoal é importante, como por exemplo, fazer caminhada para dar vazão às tensões e ansiedade, listar e fazer contatos telefônicos e agendamentos para ir pessoalmente àquelas pessoas que foram importantes para a sua carreira.

Aproveite este período para fazer uma autoanálise, relacionando seus diferenciais e suas fraquezas. Invista em programas de atualização, sejam livres ou de extensão, eles são uma oportunidade para cultivar relacionamentos.

Converse com as pessoas sobre seus interesses e deixe que elas saibam exatamente o que você está buscando. Muitas vezes, a indicação vem de pessoas inesperadas que nem sempre estão no seu círculo mais próximo.

Dessa forma, não pare mesmo respondendo às vagas anunciadas. A pró-atividade e a iniciativa são importantes para que você não caia na vala comum. Mapeie e busque também você, empresas nas quais você tem interesse.

Não deixe de participar das entrevistas que surgirem, mesmo aquelas que não sejam exatamente o que você deseja, pois toda entrevista pode ser oportuna para conhecer outras empresas e outras pessoas.

 

GISELE MOREIRA é especialista em R&S e Carreiras / Coach

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia