facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

04 de Outubro de 2022, 06h:04 - A | A

OPINIÃO / NEILA BARRETO

A bomba com motor a vapor



No Memorial da Água “Eng. José Luiz de Borges Garcia”, localizado entre as duas principais estações de tratamento de água, no bairro Quilombo, em Cuiabá, encontra-se preservada a bomba com motor a vapor utilizada nos primórdios do abastecimento de água na capital. Que bom! Aguardamos o tombamento dos prédios para preservação.

Segundo o engenheiro Jorcy Francisco França, ex-professor Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, atualmente consultor, a primeira captação de água bruta do rio Cuiabá, foi montada às margens do rio homônimo, com o nome de hidráulica, no bairro do Porto e depois dirigida pela empresa mato-grossense EFLA-empresa de Força, Luz e Água.

Neste período os equipamentos disponíveis para bombeamento de água eram todos importados, principalmente do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, que se destacavam como polos industriais, e que foram os pioneiros no desenvolvimento de bombas, com o objetivo de drenar aguas das minas que se aprofundavam no solo, e eram inundadas por água de chuvas e do lençol subterrâneo.

Na Inglaterra, especificamente na cidade de Birmingham, destacava-se como fabricante destas bombas a empresa Belliss & Morcom LTDA, a quem foi encomendada a primeira bomba que aportou em Mato Grosso, por volta de 1881. A empresa fabricante - a Willians e a Belliss & Morcom, anteriormente G.E. Belliss da localidade de Birmingham na Inglaterra, se tornaram os mais conhecidos fabricantes de motores a vapor de sua época.

om a expansão da indústria da eletricidade houve a necessidade de um motor a vapor de alta velocidade que pudesse diretamente ser acoplado a um gerador. Este problema foi resolvido pela Belliss & Morcom, que construiu motores de dupla expansão com lubrificação forçada. A ideia foi patenteada em 1.892, por Albert Charles Pain, um desenhista da empresa.

No processo evolutivo desta empresa, registramos a sua migração para a HBM (Hamworthy Belliss & Morcom), e em agosto de 2.002, foi incorporada pela Gardner Denver, Inc. Americana, corporação global produtora de equipamentos para exploração de petróleo, bombas d’agua, compressores, etc. No passado a empresa Gardner, fundada por Robert Gardner foi a que forneceu os primeiros controles eficazes de velocidade para os motores de vapor, e que possibilitou, à produção de bombas acopladas a motores de vapor e de compressores de ar verticais de alta velocidade, informou Aguiar.

Em Cuiabá essa bomba teve como início de funcionamento 1882, na Hidráulica, localizada às margens do rio Cuiabá. O vestígio dessa construção é possível localizar, ainda, hoje, no bairro do Porto. Essa bomba bombeava a água que chegava até a Caixa d´Água Velha e, depois distribuída à população cuiabana por gravidade.

Hoje é caixa de água transformou-se no Museu do Morro da Caixa d`Água Velha, erguida na gestão do prefeito Wilson Santos.

Um motor de vapor é um dispositivo que converte a energia potencial da pressão no vapor, em força mecânica. Os melhores exemplos eram as locomotivas de vapor, que graças a estes motores de vapor causaram uma revolução industrial.

Conta a história que o primeiro dispositivo de vapor foi inventado por herói de Alexandria, um grego, mas nunca o utilizou como algo produtivo, à exceção de um brinquedo.

O primeiro motor de vapor prático foi patenteado por James Watt, em 1769. Os motores de vapor são de vários tipos, mas a maioria são dispositivos recíprocos do pistão ou da turbina.

Conheça essa relíquia na cor azul nos jardins da Estação de Tratamento de Água – Engº José Brunello Bombana, na Rua Presidente Marques, em Cuiabá.

Neila Barreto é jornalista, mestre em História e membro da AML.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia