Cuiabá, 01 de Dezembro de 2022
logo

19 de Novembro de 2016, 18h:19 - A | A

NACIONAL / MEMÓRIAS

Google lança aplicativo para digitalizar fotos antigas

UOL



Que tal digitalizar suas fotos antigas esquecidas há anos no armário? Agora, já não é mais preciso recorrer amadoramente às câmeras fotográficas dos celulares ou aos aplicativos de scanner de documentos.

O Google lançou nesta terça-feira (15) o PhotoScan, um app que permite levar para o mundo digital suas memórias impressas com agilidade e alta qualidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Nos testes, o PhotoScan se mostrou até mais eficiente que os aplicativos de scanner de documentos, tais como o CamScanner, TinyScan e o Genius Scan. Em poucos cliques, é possível transferir para o celular a foto impressa com uma qualidade bem próxima da imagem original.

E o que é melhor, sem os reflexos da luz ambiente. O aplicativo --disponível gratuitamente para Android e iOS-- é muito intuitivo. Basta alinhar a foto impressa dentro do quadro indicado na tela do celular, posicionar o foco nos quatro pontos indicados pelo PhotoScan e tirar uma foto da foto para que em poucos segundos a imagem seja digitalizada.

O processo funciona mesmo tanto em fotos emolduradas como em álbuns com plásticos de proteção. Mesmo que a foto tenha sido digitalizada de cabeça para baixo, o app faz os ajustes necessários. Nem sempre acerta.

Em uma das digitalizações, por exemplo, a foto era horizontal, mas o PhotoScan a interpretou como sendo vertical. Mas o índice de acertos foi bem maior do que o de erros. O melhor é que o aplicativo também ajusta as bordas. Para preservar aquelas bordas brancas --comuns em fotos antigas--, a dica é colocar a imagem impressa em cima de um fundo de cor diferente.

Após digitalizadas, se necessário, as fotos podem ser ajustadas manualmente e armazenadas na galeria do dispositivo ou diretamente no Google Fotos. "O PhotoScan é resultado do Machine Learning do Google, que permite corrigir o aspecto da foto, girá-la, aplicar realce, ajustar o equilíbrio de brancos e, o mais complicado de todos, remover o reflexo", explica Valdir Leme, gerente de marketing do Google.

Google Fotos também traz novidades O Google Fotos --serviço de armazenamento de fotos e vídeos com espaço ilimitado e sem custo-- também ganhou uma atualização que inclui novos recursos de edição, novas opções de vídeos conceituais e um sistema de compartilhamento inteligente.

O app já apresentava um conjunto básico de ferramentas de edição. A partir de agora, passa a contar com mais de 15 controles de edição, entre eles Luz, Cor, Estilo e Pop.

Na opção de edição de Cor, por exemplo, foram acrescidos o "Azul Intenso" --boa pedida para as imagens ao ar livre em que se deseja realçar o céu ou o mar-- e o "Tom Pele" --como o próprio nome diz, ajusta com mais precisão o tom da pele.

O aplicativo também ganhou uma nova série de filmes conceito, entre eles, o Lullaby, que reúne fotos com uma progressão em um ritmo suave e com uma trilha sonora. O Google pretende ainda, no início de dezembro, lançar filmes sobre as celebrações de Natal e Ano-Novo para comemorar as datas.

Por fim, o app emite alertas para lembrar o usuário a compartilhar suas fotos com as pessoas que fazem parte dela. Vale lembrar que o compartilhamento dos conteúdos só é efetivado mediante autorização do usuário.

Comente esta notícia